Geral Rio Grande do Sul
Definido o horário de posse de Eduardo Leite e Gabriel Souza como governador e vice
Evento acontecerá no dia 1º de janeiro de 2023, a partir das 10h, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
25/11/2022 19h10 Atualizada há 3 anos
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
Cerimônia no Palácio Piratini está prevista para as 11h, depois da posse na Assembleia Legislativa - Foto: Divulgação

Foi definido o horário da posse do governador eleito, Eduardo Leite (PSDB), e o vice-governador eleito, Gabriel Souza (MDB), no dia 1º de janeiro de 2023, em Porto Alegre. Será a continuidade por mais quatro anos da administração de Leite, que só não é considerado reeleito porque renunciou ao cargo para concorrer a presidente da República, voltando atrás e concorrendo novamente a governador.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, a solenidade de posse do governador e de seu vice foi confirmada para as 10h. Eles serão empossados na Assembleia Legislativa. Depois, às 11h, no Palácio Piratini, o governador Ranolfo Vieira Júnior transmitirá o cargo oficialmente ao governador Eduardo Leite.

Após ter dificuldades no primeiro turno, numa disputa voto a voto com Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite sobrou no segundo turno e derrotou até com certa facilidade o candidato adversário, o deputado Onyx Lorenzoni (PL). 

Nesta fase de transição, Eduardo Leite está comandando pessoalmente as ações. Ele é o coordenador geral da equipe, tendo seu vice, Gabriel Souza, como o coordenador político.  Já o atual chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior (PSDB), será o coordenador técnico. "É uma transição especialíssima, dentro de um mesmo grupo político. Vamos organizar as nossas equipes, mas não se trata de montar um governo paralelo", disse Leite.

Continua após a publicidade