Geral Eleições 2022
Confira como cada bairro de Bento Gonçalves votou no segundo turno nas Eleições 2022
Presidente Jair Bolsonaro ganhou em todos os bairros, mas o presidente eleito Lula também fez votação em todos os pontos da cidade.
03/11/2022 23h43 Atualizada há 3 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Kévin Sganzerla

A cidade de Bento Gonçalves votou em peso a favor de Jair Messias Bolsonaro (PL) no segundo turno, com 75,8% contra 24,2% dos votos para o candidato eleito Luis Inácio Lula da Silva (PT). Em todos os bairros da Capital Brasileira de Vinho o atual presidente liderou. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Distrito de São Pedro e os bairros São Bento e Merlot foram as localidades com maior porcentagem de votos a favor de Bolsonaro, enquanto os bairros Municipal, Conceição e Vila Nova II foram os locais em que se observou maior porcentagem de votos para Lula. 

O Distrito de São Pedro teve 86,6% dos votos para Bolsonaro. Dentre os bairros mais populosos de Bento Gonçalves, o São Bento foi o que registrou maior porcentagem a favor do atual chefe do Executivo, com 83,6%, com 1.898 votos contra apenas 372 a favor do novo presidente da República. 

O Centro, localidade com maior número de votos válidos, registrou 76,5% (6043 votos) a favor de Bolsonaro contra 23,5% (1860 votos) para Lula, próximo da margem que a cidade registrou no total de votos para os candidatos no segundo turno. 

Continua após a publicidade

A localidade que teve maior porcentagem a favor do futuro presidente do Brasil foi o bairro Municipal, com 48% (487 votos) a favor do candidato petista contra 52% (527 votos) para Bolsonaro. Na sequência, os bairros Conceição, com 39,6%, e o Vila Nova II, com 33,9%, também estão entre as localidades com maiores pontos percentuais a favor de Lula em Bento Gonçalves. 

Confira o gráfico com o percentual de votos de cada bairro:

Fonte: TSE / Gráfico: Kévin Sganzerla

Confira o percentual exato e o número de votos em cada localidade:

Continua após a publicidade
Fonte: TSE / Gráfico: Kévin Sganzerla