Geral Manifestação
Milhares de pessoas se mobilizam em frente ao 6º BCOM em Bento Gonçalves
Mobilização reúne moradores da Capital do Vinho e também da região em frente à guarnição militar.
02/11/2022 13h00 Atualizada há 3 anos
Por: Marcelo Dargelio
Milhares de pessoas vestiram verde e amarelo e foram pra frente do quartel - Foto: Divulgação

O feriado de Dia de Finados foi marcado em Bento Gonçalves pela reunião de milhares de pessoas em frente ao 6º Batalhão de Comunicações, em Bento Gonçalves. Simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro, descontentes com o resultado das eleições presidenciais, foram até a frente do quartel ao longo de todo o dia. Segundo a Brigada Militar, mais de seis mil pessoas já passaram pelo local. Os organizadores acreditam em mais de 10 mil pessoas.

Camisetas da Seleção Brasileira e bandeiras do Brasil deram o tom da movimentação, que iniciou por volta das 8h. Por volta das 10h, os organizadores, com o apoio da Brigada Militar, fecharam o acesso entre a igreja São Roque e o quartel. Muitas pessoas reclamaram que tiveram dificuldades de chegar ao Cemitério São Roque para acompanhar as missas de Finados. Adultos, crianças e idosos participaram do evento. Participantes de Bento, Veranópolis, Farroupilha, Garibaldi e Carlos Barbosa também compareceram em frente ao quartel.

Muitas pessoas levaram faixas e cartazes com frases como "intervenção federal", "intervenção militar", e "resistência civil". Os manifestantes deixam claro a sua contrariedade ao resultado nas urnas que elegeu Luis Inácio Lula da Silva como novo presidente do Brasil. Os organizadores do evento tomaram o cuidado de evitar que materiais com a foto do presidente Jair Bolsonaro. O que aparecia com a imagem do presidente era recolhido ou pediam que fosse guardado. O objetivo era o de evitar qualquer ligação com o presidente, para que não fossem criadas conjecturas de que a manifestação teria sido a mando de Bolsonaro.

De acordo com a Brigada Militar, a manifestação foi tranquila e sem maiores problemas, com exceção do congestionamento de veículos, que já era esperado. A previsão é de que as manifestações ocorram até o final da tarde.

Continua após a publicidade