Geral Vacinação
Bento Gonçalves tem 43% de crianças vacinadas contra a poliomielite
Restando 14 dias para o término do prazo, o município possui índice superior ao do Estado, que registra apenas 25% de crianças vacinadas, mas segue distante de alcançar a meta de 95% de cobertura.
26/08/2022 11h54 Atualizada há 3 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Divulgação

Com pouco mais de duas semanas de campanha, o município de Bento Gonçalves vacinou 43% das crianças de um a quatro anos contra a poliomielite. O índice é superior ao do Estado, que apontou, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a vacinação de 25% até quarta-feira (24). No entanto, restando 14 dias para o término do prazo, a cidade ainda está distante de alcançar a meta de 95% de cobertura vacinal contra a doença, a qual está erradicada no Brasil. 

Conforme o balando parcial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves, menos de 50% das crianças foram vacinadas. Durante esta semana, de segunda-feira (22) até sexta-feira (26), houve um aumento de apenas 10% da cobertura vacinal no município. O Estado lidera o ranking de vacinação no país, porém está longe de alcançar 95% de crianças vacinadas.

Conforme estudo realizado em 2021 pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Brasil é um dos países da América com alto risco de reintrodução do vírus da poliomielite. Em avaliação de risco nos municípios brasileiros, a análise demonstrou um cenário preocupante, no qual 42% das cidades gaúchas encontram-se em risco muito alto e 32% em alto risco. Ou seja, em 367 municípios do Estado (74%) há um grande risco de surgir casos de pólio. 

Continua após a publicidade

Segundo a secretária de saúde de Bento Gonçalves, Tatiane Misturini Fiorio, a queda da cobertura preocupa não só o município, como também o país. “A poliomielite é uma doença grave e que traz uma quantidade de sequelas grande para os pacientes. Há anos ela está erradicada no Brasil, graças a alta cobertura vacinal. Nos últimos anos tivemos um decréscimo dessa cobertura e alguns países identificaram o reaparecimento da doença. Essa é uma situação que nos preocupa muito”, comenta a secretária da pasta, que complementa:

“Pedimos o engajamento dos pais para que levem os filhos para tomarem a gotinha. Todas as unidades têm essa imunização disponível, mas ainda não chegamos a 50% do público alvo. Só com a cobertura vacinal ampla que faremos essa doença ficar longe do nosso país”, pondera.

A imunização segue disponível em todas as unidades de saúde até o dia 9 de setembro. Sem necessidade de aplicação injetável, a gotinha é rápida e indolor. Para que se mantenha os calendários em dia, a orientação aos ais e responsáveis é que levem consigo o cartão de vacinação. Conforme a prefeitura de Bento Gonçalves, ainda não há previsão de vacinação em escolas no município. 

Continua após a publicidade