Tecnologia Oportunidade
CDL de Bento traz curso com especialista em marketing digital para pequenos negócios
Capacitação acontece nos dias 11, 18 e 25 de agosto. Saiba como fazer sua inscrição
19/07/2022 11h20
Por: Marcelo Dargelio
Marcus Vinicius Baraldi Tonin é formado em Marketing com especialidade em Gestão de Marcas (Branding) e em Marketing Digital

Planejar, criar e publicar conteúdos para as redes sociais são tarefas que exigem muito mais do que o simples registro de uma conta em plataformas virtuais e execução das postagens – o processo de construção do marketing digital de uma empresa é, cada vez mais, uma missão desafiadora. Cabe aos gestores de pequenos negócios ou profissionais da área buscar qualificação e constantes atualizações sobre as ferramentas online disponíveis e as formas de apresentar a marca ao universo digital.

Foram esses desafios que motivaram a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves a propor uma importante capacitação no mês de agosto: o curso ‘Marketing Digital’ em três quintas-feiras consecutivas (dias 11, 18 e 25). Em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, as aulas serão ministradas na sede da CDL-BG (Rua Marechal Deodoro, 139, 2º andar do Edifício Zanoni), das 19h15 às 22h15.

Para apresentar os conteúdos programados, o especialista em marketing digital e branding Marcus Vinicius Baraldi Tonin. Criador do projeto online Marketeiro Confesso, Tonin buscará apresentar formas de potencializar os resultados comerciais com as ferramentas de marketing digital. “A primeira questão a ser tratada é sobre planejamento, ou seja, entender qual o processo do marketing digital”, antecipa.

Ele mostrará seis passos para construir uma estratégia, que podem ser aplicados em qualquer canal – seja Instagram, Facebook ou WhatsApp. “Busco apresentar como prática a construção da linha editorial, que entra no contexto de organização. Nesse sentido, o melhor exemplo que posso mostrar é o meu próprio: como consegui construir minha comunicação digital e chegar à marca dos 50 mil seguidores e de que forma mantenho esse número, em uma base que segue subindo. Falo abertamente sobre minha estratégia para que as pessoas compreendam como executar da melhor maneira possível”, conta.

Continua após a publicidade

Aproximando ferramentas da realidade dos pequenos negócios, ele perpassa tópicos que vão desde a concepção de influência do marketing digital até o entendimento do cenário atual. “Costumo citar o ciclo vicioso do marketing, onde grande parte das empresas estão inseridas e não obtêm resultados. Passamos pelo desenho e criação de persona, para realmente compreender com quem a gente está conversando, e seguimos para a construção de autoridade, pois o grande poder de vendas no marketing digital se dá por meio dela”, detalha.

Outra frente abordada por Tonin no curso são os três pilares que formam a estrutura do conteúdo: produto/serviço, entretenimento e conhecimento “Para trabalharmos com marketing de conteúdo, toda a estrutura de produção precisa ser pensada. Por isso, explico cada um desses pilares de forma detalhada, tornando o aprendizado mais claro”, comenta. A qualificação navega, ainda, em storytelling, linha editorial e espaços práticos – além, é claro, de focar em um canal específico para aprofundamento, que nesse caso é o Instagram. “Precisamos escolher um canal para detalhar no período do curso, então focamos no Instagram por ser a rede mais ampla. Assim, apresento diversas dicas técnicas para essa plataforma, voltadas aos reels, postagens, feed e stories”, destaca.

O investimento para participar do curso é de R$ 185,00. As inscrições podem ser feitas por meio de um link (https://sou.ucs.br/extensao/detalhes/marketing-digital-EXT029555/), telefone (54) 3455-0555 ou e-mail cdltreinamento@cdlbento.com.br.

Continua após a publicidade