Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Congresso derruba vetos sobre microgeração de energia e política de reciclagem; sessão é encerrada
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Sessão do Congresso Nacional desta quinta-feira O Congresso Nacional rejeitou itens de três vetos a projetos...
14/07/2022 16h40
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Câmara de Notícias
Sessão do Congresso Nacional desta quinta-feira - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Congresso Nacional rejeitou itens de três vetos a projetos de lei e, em seguida, encerrou a sessão conjunta desta quinta-feira (14).

No Veto 9/22, sobre o marco regulatório da micro e minigeração distribuída de energia elétrica (PL 5829/19), foram rejeitados os vetos a dois pontos recusados pelo Executivo: unidades flutuantes de captação de energia fotovoltaica e permissão para projetos de minigeração distribuída receberem recursos por meio do Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi).

Também foi derrubado o veto a diversos dispositivos sobre a criação de uma política de incentivo às atividades voltadas à reciclagem (PL 7535/1). Com isso, serão retomados incentivos fiscais para financiar projetos no setor, como a permissão para as empresas tributadas com base no lucro real deduzirem do Imposto de Renda os aportes em projetos aprovados pelo Ministério do Meio Ambiente.

Continua após a publicidade

Adiamento
Também foram derrubados três itens do veto ao Projeto de Lei Complementar 18/22, sobre a compensação da União aos estados pela fixação da alíquota do ICMS (tributo estadual) em patamares mínimos (17% ou 18%). Houve adiamento da votação de outros três itens desse mesmo veto, que ficarão para outra sessão em razão de ter havido destaque da oposição para eles.

Esses dispositivos determinam o uso do repasse dessa compensação para manter as aplicações mínimas em saúde e educação, conforme prevê a Constituição. O texto consta do Veto 36/22.

Ferrovias e fake news
Também ficaram para outra sessão a ser marcada os vetos ao Projeto de Lei 3754/21, que permite a concessão de autorização para a exploração de ferrovias; e ao Projeto de Lei 2462/91, que revoga a Lei de Segurança Nacional e fixa os crimes contra o Estado democrático de Direito, como o de disseminação fake news.

Continua após a publicidade

Mais informações em instantes