Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Comissão de Finanças aprova projeto que institui o marco regulatório das cidades inteligentes
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 976/21, que institui o marco regulatório da implantação das ci...
08/07/2022 16h05
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Câmara de Notícias
Júlio Cesar, relator do projeto de lei - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 976/21, que institui o marco regulatório da implantação das cidades inteligentes. As regras se aplicam a cidades que aproveitam tecnologias de última geração na gestão dos serviços e da infraestrutura, como saneamento, saúde e transporte, em benefício da sociedade.

O relator, deputado Júlio Cesar (PSD-PI), defendeu o substitutivoaprovado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, mas fez alterações para adequar o texto às exigências da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Com isso, foi excluída da versão original do projeto a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Cidades Inteligentes (FNDCI), que seria financiado, entre outros, por recursos da União.

Continua após a publicidade

Outros pontos do texto, como as regras da Política Nacional de Cidades Inteligentes (PNCI), foram mantidos. Entre os princípios dessa política estão o desenvolvimento de serviços e soluções baseadas na economia do conhecimento e nas tecnologias da informação e comunicação (TIC), o incentivo à digitalização e compartilhamento de serviços e processos, a integração de políticas públicas e serviços, a privacidade dos cidadãos e segurança dos dados, e a educação e capacitação continuada da sociedade.

"O fomento ao desenvolvimento de cidades inteligentes é um requisito indispensável para qualquer país que pretenda participar do concerto entre as nações dentro do um contexto sofisticado do ponto de vista tecnológico", defendeu Júlio Cesar.

Tema em estudo
O Projeto de Lei 976/21 foi apresentado pelo deputado José Priante (MDB-PA) e outros 11 parlamentares que integraram, em 2020, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes).

Continua após a publicidade

A proposta é resultado dos debates travados no colegiado, que originou ainda o estudo "Cidades inteligentes: uma abordagem humana e sustentável".

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei