Esporte Powelifiting
Atletas de Bento conquistam resultados expressivos no Estadual de Powerlifiting
Cinco atletas da equipe Progym subiram ao pódio da competição, sendo três deles quebrando recordes nacionais na modalidade.
21/06/2022 12h16
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Divulgação

Os atletas de Bento Gonçalves novamente foram destaques em mais uma edição do Campeonato Gaúcho de Powerlifiting (levantamento de peso), realizado no último final de semana, no Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre. Ao todo, cinco competidores da equipe Progym subiram ao pódio, com direito a quebras de recordes nacionais na modalidade. 

O bento-gonçalvense Cesar Casarotto, multicampeão na modalidade com mais de 70 títulos no currículo, foi campeão estadual na categoria acima de 125 kg, maior peso do campeonato. O experiente atleta quebrou o recorde brasileiro, que já era seu, ou seja, aumentando a sua própria marca na modalidade em 16 anos de disputa. Além disso, foi eleito o melhor atleta por coeficiente do levantamento terra. César conseguiu levantar, em três tentativas, 300 kg, 330 kg e 345 kg, em três movimentos perfeitos. 

Além dele, Everson de Morais subiu no lugar mais alto do pódio, na categoria até 82,5 kg, após quebrar dois recordes brasileiros na categoria. Além disso, o atleta ficou em 2º lugar como melhor atleta do powerlifiting adulto equipado. Leonardo Werlang também se sagrou campeão estadual na categoria até 90 kg, sendo o terceiro melhor atleta no coeficiente geral. 

Na categoria até 75 kg adulto, André Salla foi vice-campeão no levantamento terra. No mesmo peso, porém na categoria Juvenil, Izac Strieski conquistou o título gaúcho e quebrou três recordes brasileiros. 

Continua após a publicidade

O que é powerlifiting?

O levantamento de peso básico ou levantamento de potência (powerlifting em inglês) é um esporte de força consistente em três modalidades: o agachamento, o supino e o levantamento terra. 

No agachamento, o levantador põe a barra na altura dos ombros ou na parte superior das costas — com ou sem ajuda de um auxiliar central — e abaixa-se, flexionando joelhos e quadris, até que a articulação do quadril esteja paralela ou abaixo da articulação dos joelhos; deve então reerguer-se e voltar a posição inicial.

Continua após a publicidade

No supino, o levantador, deitado num banco, retira a barra dum suporte — com ou sem ajuda de um auxiliar central — desce-a até que toque os músculos do peitoral; em seguida, reergue-a até a extensão dos cotovelos e retorna-a para o suporte.

No levantamento terra, uma barra com pesos é colocada no chão. O atleta abaixa-se, agarra a barra, e eleva-a até que as pernas e costas estejam retas e na posição vertical, e o peito levantado. A barra é então devolvida ao chão de uma forma controlada.

Os atletas podem fazer três tentativas em cada prova para levantar a maior carga possível e o que tiver maior somatório no total é o vencedor.