Geral Apoio à DEAM
Dinheiro devolvido pela Câmara de Bento auxilia na compra de viatura para a Delegacia da Mulher
Valor oriundo de devolução de recursos da casa teve uso indicado pelos vereadores Thiago Fabris e Davi da Rold.
20/06/2022 17h00 Atualizada há 3 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves aprovou o Projeto de Lei que visa o repasse de valores para a Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública para a aquisição de uma viatura para a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). O valor de R$ 150 mil para a compra do veículo Duster 1.6 é oriundo da devolução de recursos da Câmara. 

A indicação do destino do montante devolvido ao município pela casa foi dos vereadores Thiago Fabris e Davi da Rold. A viatura vai auxiliar no atendimento promovido pelo órgão municipal, que investiga delitos relacionados à violência doméstica e familiar, bem como sexual, praticados contra a mulher, crianças e adolescentes. 

De acordo com a delegada da DEAM, Deise Salton, a comunidade de Bento Gonçalves reconhece a importância do trabalho desempenhado pelo órgão policial no combate a crimes e que, para isso, necessita estar bem equipada. “Isso é muito importante, porque a comunidade reconhece que a DEAM precisa estar bem equipada para poder trabalhar. Não podemos fazer nossa atividade fim com veículo em péssimas condições, que é o que temos hoje. Nossa comunidade reconhece a importância do trabalho de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como contra crianças e adolescentes”, pondera. 

Além disso, Deise ressalta que o trabalho realizado pela DEAM no município não se trata de assistência social, e sim de repressão à criminalidade. “Nosso trabalho é repressivo. Nós reprimimos a criminalidade no ambiente doméstico e familiar contra as nossas crianças, que são vítimas de todo tipo de violência, inclusive estupro em ambiente intrafamiliar. Portanto, nós somos polícia e precisamos estar bem equipados para desempenhar nosso trabalho”, explica a delegada.  

Continua após a publicidade

Conforme o Projeto de Lei, a DEAM conta com mais de 800 procedimentos policiais em tramitação, além de mais de 100 verificações preliminares de informações, assim como a remessa diária de medidas protéticas de urgência, auxílio às vítimas, mandados de busca e apreensão e de mandados de prisão, verificação de denúncia de maus tratos e outras violências a pessoas vulneráveis, entre outras ações e atividades executadas pela Delegacia.