O dia de Corpus Christi é celebrado nesta quinta-feira (16) e, por conta do feriado, o funcionamento do comércio e de órgãos públicos será afetado. Em Bento Gonçalves, a prefeitura anunciou que não terá expediente no feriado, com exceção dos órgãos essenciais, e que na sexta (17) será ponto facultativo. Alguns serviços ficarão fechados nos dois dias. No comércio, supermercados devem abrir, bem como lojas com Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
A prefeitura informou que, na quinta-feira (16), permanecem em funcionamento somente os serviços essenciais como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, Pronto Atendimento (PA) Zona Norte, SAMU, Guarda Civil Municipal e DMT. Será realizada somente a coleta do resíduo orgânico conforme cronograma já estabelecido nos bairros.
Já na sexta-feira (17), ponto facultativo, os serviços da Secretaria de Saúde atendem normalmente (unidades, ESFs, administrativo). A coleta de lixo será realizada conforme cronograma estabelecido nos bairros (orgânico e reciclável). As demais secretarias realizaram a compensação de acordo com estabelecido no decreto Municipal.
O comércio varejista não poderá utilizar da mão de obra de seus funcionários se não fechar um ACT com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG), uma vez que ainda não houve fechamento da convenção coletiva, que segue em negociação entre o SEC-BG e o Sindilojas-BG. “Só poderá trabalhar quem fechou um ACT. A empresa interessada em trabalhar precisa se dirigir ao sindicato, que avalia as condições se trará impacto financeiro à empresa operando amanhã. É a única alternativa, porque como estamos sem convenção, é proibido escalar mão de obra de trabalho no feriado”, explica o presidente do Sindilojas-BG, Daniel Amadio.
O Supermercado Caitá vai atender das 8h30 às 20h no feriado. Já o Supermercado Grepar vai abrir das 8h às 19h45 no Progresso, no Osvaldo Aranha e no Centro; das 8h às 12h no Jardim Glória; das 8h às 12 e das 13h30h às 19h15 no São Roque. Somente não haverá expediente no Grepar localizado no bairro Botafogo.