Rio Grande do Sul Alerta
Rio Grande do Sul tem primeiro caso de varíola do macaco confirmado
Infectado é um homem de 51 anos, que é residente em Portugal e está em viagem a Porto Alegre. Este é o terceiro caso confirmado no país.
12/06/2022 22h06
Por: Marcelo Dargelio
Morador de Portugal está em isolamento domiciliar e é considerado bem de saúde - Foto: Divulgação

Definitivamente, a varíola do macaco chegou ao Brasil e também ao Rio Grande do Sul. Na tarde deste domingo, 12 de junho, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no Rio Grande do Sul. Trata-se de um homem, de 51 anos, que está em viagem a Porto Alegre. Ele estava em monitoramento desde o dia 27 de maio na capital.  O diagnóstico foi feito pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. Com isso, sobe para três o número de casos da doença no país. 

De acordo com a  Secretaria Estadual da Saúde (SES), em nota publicada neste domingo, o homem procurou atendimento médico no último dia 19 e novamente no dia 23 de maio. A pasta informou que o paciente está evoluindo bem, segue em isolamento domiciliar junto com os seus contatos e continua sendo monitorado pela Secretaria de Saúde. "A Secretaria Estadual de Saúde segue em articulação direta com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e com Ministério da Saúde, por meio da Sala de Situação de Monkeypox e do CIEVS Nacional, para monitoramento do caso e rastreamento dos contados e informa que todas as medidas de contenção e controle foram adotadas desde a notificação", diz a nota da SES.

Neste sábado (11), o governo de São Paulo confirmou o segundo caso de varíola dos macacos no Brasil. O paciente é um homem de 29 anos que viajou recentemente para a Europa e agora está isolado em sua casa, localizada em Vinhedo, no interior do Estado. Estão ainda em investigação seis casos suspeitos. Todos seguem em isolados e em monitoramento. Não há registros de mortes até o momento.