Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Comissão debate proposta de reajuste recorde para planos de saúde
Depositphotos Brasil possui aproximadamente 49 milhões de beneficiários de planos de saúde O reajuste dos planos de saúde será tema de audiência ...
09/06/2022 18h10
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Câmara de Notícias
Brasil possui aproximadamente 49 milhões de beneficiários de planos de saúde - (Foto: Depositphotos)

O reajuste dos planos de saúde será tema de audiência pública na terça-feira (14) na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

O debate será realizado no plenário 8, às 10 horas, e poderá ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo e-Democracia.

O deputado Bira do Pindaré (PSB-MA), um dos autores do pedido de audiência, disse que, de acordo com projeções de especialistas e analistas do setor, os reajustes deste ano devem ficar entre 15% e 18,2%, superando o recorde de 13,57% registrado em 2016. "Será o maior aumento da história", disse.

O deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que também pediu o debate, acredita ser inviável, em plena pandemia, quando as famílias estão mais vulneráveis tanto do ponto de vista da saúde quanto do ponto de vista econômico, que sejam realizados reajustes.

Continua após a publicidade

Já o deputado Ivan Valente (Psol-SP), autor também de requerimento para realização da audiência, lembrou que o Brasil tem aproximadamente 49 milhões de beneficiários de planos de saúde. Para ele, esse aumento de preços deve ser observado com cautela, especialmente pelo avanço da pobreza e do desemprego, resultado da pandemia de Covid-19.

Valente lembrou ainda que, durante a pandemia, que vitimou mais de 600 mil brasileiros, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi imprescindível, atendendo com eficiência os que possuem e os que não possuem planos de saúde.

Debatedores
Confirmaram presença na audiência:
- a gerente do setor Econômico, Financeiro e Atuarial dos Produtos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Daniele Rodrigues Campos;
- o advogado do Programa de Saúde do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Matheus Falcão;
- o superintendente de Estudos e Projetos Especiais da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Sandro Leal Alves; e
- o presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Renato Freire Casarotti.

Continua após a publicidade