Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Comissão debate o orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético e seu impacto nas tarifas
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Zarattini: "É o maior índice de reajuste já estabelecido para esse encargo tarifário" A Comissão de Minas e Ene...
09/06/2022 17h40
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Câmara de Notícias
Zarattini: "É o maior índice de reajuste já estabelecido para esse encargo tarifário - (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na terça-feira (14) sobre o orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para 2022. O CDE é um fundo setorial criado para custear diversas políticas públicas do setor elétrico, e representa um componente bastante relevante da tarifa de energia elétrica.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que pediu a audiência, lembrou que o valor da CDE  neste ano, estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi de cerca de R$ 32 bilhões. "Com isso, o reajuste representa aumento de 34,2% em relação a 2021, constituindo no maior índice de reajuste já estabelecido para esse encargo tarifário, que deverá ser pago pelos consumidores brasileiros", disse.

Segundo a Aneel, a estimativa do impacto tarifário médio, isto é, o aumento médio na conta para os consumidores de energia elétrica, devido apenas ao aumento no orçamento da CDE neste ano, será de 3,39%. "Para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o percentual deverá ser maior, devendo chegar a 4,65% de aumento nas tarifas", disse Zarattini.

Debatedores
Confirmou presença na audiência o diretor de Energia Elétrica da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Victor Hugo Iocca. Também foram convidados para o debate, entre outros, representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), do Ministério da Economia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Continua após a publicidade

Veja a lista completa de convidados.

Hora e local
A audiência será no plenário 14, às 13 horas.