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Brasil em Pauta: plataforma Gov.br vai se aproximar dos municípios
Programa da TV Brasil vai ao ar hoje às 22h30
05/06/2022 11h45
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A plataforma Gov.br terá mais um processo de expansão. A ideia é que a ferramenta passe a dialogar diretamente com os cidadãos, emitindo uma espécie de alerta em relação a um serviço federal. Isso já vem ocorrendo em relação ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia cursos de nível superior em universidades e faculdades para estudantes de baixa renda.

A informação foi confirmada pelo diretor-presidente do Serpro, Gileno Gurjão Barreto, que participa neste domingo ((5) do programaBrasil em Pauta, daTV Brasil, ancorado pelo jornalista Paulo La Salvia.

Segundo Barreto, o Estado deve se relacionar com o cidadão.  “Então, o Gov.br passou a se comunicar diretamente com ele, dizendo:  olha cidadão, você tem um financiamento, você tem aproximadamente 20 anos, você é esse público-alvo, concluiu sua universidade. Então a gente dispara ume-mail, alertando: você sabia que tem direito a isso? De outra forma, os cidadãos não teriam como saber, não teriam como tomar conhecimento dessa política pública. Então, vamos nos comunicar, o Estado vai se comunicar”.

Outra novidade da plataforma é o Cidades Gov.br, para que os municípios com até 30 mil habitantes tenham sua primeira experiência em transformação digital.

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“Queremos disponibilizar para essas pequenas prefeituras os serviços do Gov.br, integrados por meio de um acesso único e com outros serviços mais voltados àquela população local. É poda de árvore, uma mensagem para avisar que há um buraco na rua, marcação de consultas, de exames no Sistema Único de Saúde, matrículas escolares. Esse é o segundo grande passo do Gov.br para os próximos meses”.  

Na construção da Plataforma Gov.br, o Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal (Serpro) desenvolve toda a solução tecnológica para a operação da ferramenta.

Raio X 

A plataforma Gov.br conta com quase 5 mil serviços federais totalmente digitalizados. A meta é chegar, até o fim deste ano, com 100% deles no formato digital. Atualmente, a taxa de aprovação do público é de 53%. São 130 milhões de usuários cadastrados, que utilizam a plataforma, principalmente por meio do celular.

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