Geral Novidade
EXCLUSIVO: Bento Gonçalves pode ter delegacia especializada no combate ao crime organizado
Desejo de ter uma DRACO na Capital do Vinho é do novo delegado regional Augusto Cavalheiro Neto. Ele pretende promover mudanças na DPPA e fala sobre a nova Central da Polícia Civil na cidade.
23/05/2022 10h08
Por: Marcelo Dargelio
Em entrevista exclusiva ao NB Notícias, delegado regional revelou os principais projetos para Bento Gonçalves - Foto: NB Notícias

Bento Gonçalves pode ter futuramente uma Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). Este é um dos projetos do novo delegado regional da Polícia Civil, Augusto Cavalheiro Neto. A ideia é fazer com que o crime organizado tenha uma atenção mais focada com policiais trabalhando apenas neste crime. Além disso, o delegado fala de um projeto específico com a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

Segundo o delegado Augusto Cavalheiro Neto, Bento Gonçalves precisa de um atendimento mais específico para o combate ao crime organizado. Ele acredita que um olhar especializado é muito melhor no combate a este tipo de crime e, especializando uma delegacia, o trabalho será mais assertivo contra as facções criminosas. A ideia é de longo prazo, pois é preciso conversar com a administração da Secretaria Estadual de Segurança Pública. O delegado ainda estuda se será transformado um distrito policial em DRACO ou então a criação de uma nova delegacia, o que necessitaria de mais efetivo policial. "Bento Gonçalves é muito grande e comporta muito bem uma DRACO. Os números da criminalidade na cidade mostram que essa dlegacia se faz necessária na cidade", destacou o delegado.

Um segundo projeto, este mais a curto prazo, é uma mudança no sistema de funcionamento da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). A ideia é que o efetivo da delegacia seja incrementado com mais doios ou três policiais, reforçando o atendimento no plantão policial. O delegado lembra que, após às 18h, a cidade de Bento atende um grande número de cidades da região e, atualmente, tem o déficit de policiais plantonistas. Além disso, o delegado Augusto Cavalheiro Neto revela que pretende implantar um sistema com delegados plantonistas 24 horas na delegacia, assim como já existe em Caxias do Sul. "Queremos estruturar a DPPA com um corpo de delegados atuando de forma permanente com as equipes de plantão todos os dias, trabalhando diretamente na DPPA. Vamos conversar para estruturar essa forma de trabalho", destacou o delegado.

Projeto da nova Central de Polícia pode sair do papel no segundo semestre

Continua após a publicidade

O delegado regional Augusto Cavalheiro Neto falou também sobre a nova Central de Polícia a ser construída em Bento Gonçalves. Segundo o delegado, o projeto estrutural principal já está concluído, faltando os projetos complementares parte hidráulica e elétrica), sendo então encaminhado para o processo de licitação. Ele acredita que o início das obras deve acontecer no segundo semestre deste ano. "A Central de Polícia é uma prioridade para o governo do estado. Acreditamos que no máximo até dezembro as obras devem ser iniciadas", finalizou o delegado.