Geral Educação
Comunidade escolar do Colégio Marista Aparecida cria campanha de conscientização no trânsito
Com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Bento Gonçalves, pais, alunos e corpo docente do educandário realizaram uma intervenção no último dia 16 de maio nos arredores da escola
20/05/2022 10h33 Atualizada há 2 anos
Por: Renata Oliveira Fonte: Conceitocom Brasil
Foto: Reprodução

Com o objetivo de educar pedestres e motoristas para que convivam em harmonia, respeitando as Leis de Trânsito, a fim de gerar maior segurança para todos, a Associação de Pais e Mestres Marista Aparecida (Apamea), juntamente a direção e corpo docente do Colégio Marista Aparecida, além dos alunos, representados pelo Grêmio Estudantil Marista Aparecida (Geca), criaram a campanha ‘Educação no trânsito também é fundamental’. A primeira ação ocorreu no último dia 16 de maio.

A campanha surgiu da necessidade de conscientizar a comunidade, minimizando os impactos e contratempos gerados, principalmente, nos horários de pico, quando a concentração de veículos e a circulação de pedestres é muito maior nas ruas Ramiro Barcelos e Júlio de Castilhos. “Bento Gonçalves é uma cidade que cresceu rapidamente. Mesmo de porte médio, tem problemas de uma cidade grande como é o caso do expressivo número de automóveis para ruas que não comportam tamanho fluxo. Estamos fazendo a nossa parte e esperamos que a comunidade se engaje junto com a gente. Afinal, o que queremos é que todos vivam e sigam suas rotinas com tranquilidade, respeitando o espaço do próximo e convivendo em sociedade”, destaca a presidente da Apamea, Vânia Moura.

Para envolver todos os públicos-alvo na ação, a Associação também está realizando reuniões com professores do Marista, além de sensibilizar os estudantes para que abracem a campanha, conscientizando seus pais sobre a importância da participação através da conduta regida pela atual legislação.

Para chamar a atenção da comunidade, pais, professores e alunos, junto com a Secretaria de Mobilidade Urbana, fizeram uma intervenção urbana nos arredores no dia 16 de maio, que marcou o lançamento da campanha. A intenção é gerar atitudes colaborativas e uma reflexão em torno das próprias ações. Para isso, o grupo estava identificado com a camisa personalizada e distribuiu folders explicativos. Cartazes foram afixados em pontos estratégicos da escola. As mídias sociais também são alvo para a disseminação da iniciativa, que tem um espaço fixo dentro da escola, onde estão sendo feitas abordagens junto aos estudantes. Outras peças estão sendo usadas, inclusive, o desenvolvimento de atividades em sala de aula, assim como faixa e adesivo para carros, tudo para ampliar a divulgação e, consequentemente, a conscientização.

Continua após a publicidade