Senado Federal Senado Federal
Aprovados projetos que dão nome a viaduto em SP e passarela no ES
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta  quinta-feira (19) um projeto de lei  que denomina “Antônio de Pádua Perosa” o viaduto...
19/05/2022 12h51
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Senado
O presidente da Comissão de Educação, Marcelo Castro, e o relator de um dos projetos, Jean Paul Prates (no telão) - Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta  quinta-feira (19) um projeto de lei  que denomina “Antônio de Pádua Perosa” o viaduto localizado no Km 71 da BR-153, no perímetro urbano da cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo. Como foi aprovada em caráter terminativo, a matéria deve seguir pra sanção presidencial, caso não haja recurso para apreciação em Plenário.  

O PL 1.269/2019, do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), recebeu parecer favorável do relator, senador Jean Paul Prates (PT-RN), com uma emenda de redação. Ele afirmou que a proposta atende à Lei 6.682, de 1979, que dispõe sobre a denominação de estações terminais, obras de arte ou trechos de via do sistema nacional de transporte. 

Jean Paul classificou a homenagem como justa, esclarecendo que esse tipo de honraria deve designar fato histórico ou nome de pessoa falecida que tenha prestado relevante serviço à nação ou à humanidade.

Antônio de Pádua Perosa nasceu em 1943, no município de Urupês (SP). Engenheiro agrônomo do Incra, tornou-se coordenador de projetos da Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo em 1972, assumindo em seguida a chefia do Departamento de Estudos Econômicos da Ferrovia Paulista (Fepasa), onde permaneceu até 1980. Foi representante da Fepasa no Banco Mundial, em Washington. 

Continua após a publicidade

Eleito em 1986 deputado federal pelo MDB, foi constituinte em 1988. Dedicou-se a atividades de consultoria, entre 1991 e 1993, e assumiu cargos como a Secretaria  Nacional de Saneamento, no governo do presidente Itamar Franco, e a Superintendência do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo. O político ainda foi subprefeito da Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros, em São Paulo. Perosa faleceu em novembro de 2016, com 73 anos.

Passarela Hermínio Pertel 

A comissão aprovou ainda, em caráter terminativo, um projeto de lei que denomina como Passarela Hermínio Pertel a estrutura construída na BR-101 (também intitulada Rodovia Governador Mário Covas) na altura do bairro Guatemala, no município de Ibiraçu, no Espírito Santo. 

De autoria da Câmara dos Deputados, a proposta (PL 3.764/2021) recebeu voto favorável da relatora, senadora Rose de Freitas (MDB-ES).

Continua após a publicidade

Hermínio Pertel nasceu em 3 de abril de 1919 no município de Colatina (ES). A partir da década de 1960, se destacou na atuação pelo desenvolvimento da região da Grande Vitória, radicado na localidade de Guatemala. Segundo a senadora, ele se dedicou à construção civil, foi comerciante, produtor rural e microempresário. Pertel também foi responsável pela operação da usina de asfalto instalada nas proximidades do local onde hoje existe a passarela.

— Para o município de Ibiraçu, Hermínio é exemplo de superação, de força e de disposição para o trabalho, pautado na honestidade e na conduta ética — afirmou a senadora.