Educação Comemoração
Escola Municipal Princesa Isabel completa 83 anos
Para comemorar esta data, o educandário organizou uma comemoração para celebrar a data tão importante de desafios e conquistas
16/05/2022 18h46 Atualizada há 2 anos
Por: Renata Oliveira
Crédito: Divulgação/EMEF Princesa Isabel/SMED

Na última sexta-feira, dia 13 de maio, a EMEF Princesa Isabel completou 83 anos dedicados ao ensino e aprendizagem no município. Para comemorar esta data, o educandário organizou uma comemoração para celebrar a data tão importante de desafios e conquistas. Atualmente, a escola, localizada no bairro Vila Nova, conta com 345 alunos nos turnos da manhã e tarde, oferecendo as modalidades de ensino da Educação Infantil ao 9º Ano do ensino Fundamental. A comemoração contou com a presença da Secretária de Educação Adriane Zorzi e a Secretária Adjunta Adriana Razia. 

A escola iniciou suas atividades nos idos de 1939 na sala da casa do Sr. Máximo Schenato, localizada ao lado do prédio atual. No início, eram atendidas 10 famílias. Com o aumento da demanda, foi necessário ampliar o espaço, e Schenato doou a terra para construir a primeira edificação, com material doado pelas famílias da comunidade do Vila Nova, que foi denominado Aula Municipal Princesa Isabel, onde hoje está localizada a EMI Luz do Amanhã. As primeiras professoras foram Maria Margarida Zambon Benini e Alda Baccin.

A professora Neli leciona desde 1990, tendo iniciado como professora alfabetizadora. Nesse período também foi vice-diretora no turno da noite, supervisora pedagógica e coordenadora no turno da manhã e no turno da tarde com alfabetização. Nos últimos anos estava com a Educação Infantil e neste ano está atendendo os alunos que necessitam de reforço, no turno contrário.

Ela destaca que a EMEF Princesa Isabel é uma referência para toda a comunidade, “pois é nela que os pais confiaram e confiam seus filhos, para adquirir conhecimentos e serem pessoas de respeito e dignidade. Para mim, a Escola e a comunidade, fizeram a maior parte da minha vida, é como eu me sinto, como pertencente desta comunidade, todas as minhas vivências e recordações de uma vida dedicada à educação têm com referência está comunidade escolar”. 

Continua após a publicidade

Atualmente, a EMEF Princesa Isabel tem como diretora Marinês Fátima Pasqualotto, e vice-diretora, Flávia Renata Soares. Marinês assumiu o cargo em junho de 2021 e sente-se honrada de fazer parte desta história. 

“Nesse momento como diretora da EMEF Princesa Isabel, posso dizer que a cada dia penso com carinho, mas também com responsabilidade em todos os colaboradores que dão vida à escola. Todos os segmentos são importantes, e a escola existe porque os alunos estão aqui.

Nesse aniversário de 83 anos, desde 2014 quando atuava como Orientadora Educacional, muitos momentos foram marcantes, mas tenho certeza que toda cobrança do professor, toda “bronca” do Diretor tem um grande propósito: “ Auxiliar o aluno para que se torne um cidadão de sucesso”.”

Continua após a publicidade