Geral Boa notícia
Após pacientes ficarem agonizando na UPA, prefeitura de Bento compra 10 leitos SUS no Tacchini
Unidade de internação da UPA tinha pelo menos 15 pacientes aguardando um leito de hospital há pelo menos 10 dias.
12/05/2022 11h35
Por: Marcelo Dargelio

Os pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram uma boa notícia nesta semana, após vários dias de martírio. A Prefeitura de Bento Gonçalves comprou nesta semana mais 10 leitos direcionados para o SUS no Hospital Tacchini. Agora, a casa de saúde disponibiliza 70 leitos para os pacientes que necesitarem.

A medida foi tomada após o Programa Ponto & Vírgula trazer a denúncia de que pelo menos 15 pacientes estavam agonizando internados na UPA 24 Horas há mais de 10 dias, esperando por um leito do hospital. Entre elas estava a aposentada Maria Jureni da Silva Oliveira, de 72 anos. Ela enfrenta um estágio avançado de câncer de mama e era mantida na UPA apenas com medicamentos para aliviar a dor desde o dia 24 de abril. Felizmente, após a exibição do programa, em que o caso foi denunciado, a aposentada conseguiu um leito no hospital e já recebe atendimento desde a sexta-feira, 6 de maio.

A partir da compra de novos leitos, nesta quarta-feira, 11 de maio, o Hospital Tacchini viabilizou a abertura de 10 novos leitos de internação em sua estrutura, que servirão para atender a crescente demanda de pacientes SUS encaminhados pelo poder público. A intenção da iniciativa, realizada em parceria com o poder público, é diminuir e até mesmo eliminar o tempo de espera por internação, situação registrada com maior frequência nos últimos 30 dias. 

O novo espaço está localizado ao lado do Pronto Socorro da instituição, onde durante os períodos mais críticos da pandemia funcionou uma unidade de UTI Mista. O local ficará ativo no mínimo pelos próximos 3 meses, mas deverá funcionar enquanto houver demanda.  “Há quase 100 anos, o Tacchini tem como compromisso ajudar a cuidar da saúde da comunidade e, ao longo do tempo, temos feito isso de várias formas. Vamos continuar fazendo tudo que estiver ao nosso alcance para garantir o melhor atendimento possível a todos”, descreve a médica Roberta Paulikevis Vilas Boas, diretora de divisão hospitalar do Tacchini Sistema de Saúde. 

Continua após a publicidade