Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Comissão aprova ampliação de atribuições de profissionais que prestam apoio escolar a alunos com deficiência
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Deputada Rejane Dias recomendou a aprovação da proposta A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Defic...
10/05/2022 18h56
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Câmara de Notícias
Deputada Rejane Dias recomendou a aprovação da proposta - (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3205/21, do Senado Federal, que amplia o número de atividades exercidas pelos profissionais que prestam apoio escolar aos estudantes com deficiência. O texto altera Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Pelo projeto, além do suporte em tarefas como alimentação, higiene e locomoção desses estudantes, os profissionais de apoio também serão responsáveis pela inclusão pedagógica.

O texto prevê que o pessoal de apoio escolar seja formado preferencialmente em nível superior e que essa qualificação esteja vinculada ao nível de complexidade do atendimento prestado.

Para a relatora, deputada Rejane Dias (PT-PI), as mudanças “influirão diretamente na melhoria do desempenho dos estudantes com deficiência que dependem da atuação desses profissionais”.

Continua após a publicidade

Rejane Dias ressalta que os profissionais de apoio desempenham papel importante no cotidiano escolar dos estudantes com deficiência, uma vez que prestam cuidados básicos essenciais à inserção em sala de aula e viabilizam, assim, a permanência do aluno na escola.

O projeto também determina que a presença desses profissionais se dê em número adequado às necessidades da comunidade escolar e que todos tenham acesso aos materiais pedagógicos e recursos de ensino utilizados.

Tramitação
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Continua após a publicidade