Região Volta
Alex Carniel retorna à prefeitura de Garibaldi, agora como secretário de Obras
Ex-prefeito teve o mandato cassado em novembro de 2021, pelas acusações de fraude – incluindo a instalação de rastreadores em veículos de adversários políticos – e de gastos ilícitos na campanha
09/05/2022 10h01 Atualizada há 2 anos
Por: Marcelo Dargelio
(Reprodução)

O prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, anunciou nesta segunda-feira, dia 9, a nomeação do ex-prefeito Alex Carniel como secretário municipal de Obras. Ele substituirá Ana Pauline Mombach, que até então estava à frente da pasta.

Segundo o prefeito Chesini, a iniciativa é um "reconhecimento à capacidade de liderança e gestão demonstradas por Alex no período em que ele governou o município". Em novembro de 2021, Carniel, que tinha como vice o próprio Chesini, foi cassado e afastado do cargo pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), pelas acusações de fraude – incluindo a instalação de rastreadores em veículos de adversários políticos – e de gastos ilícitos na campanha. Em abril deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ratificou a decisão.

De acordo com a administração municipal, a nomeação foi confirmada após consulta jurídica que indicou não haver qualquer empecilho. "Em apenas 11 meses, o Alex liderou conquistas que deram fim a anos, até décadas de espera, como a questão da barragem, a volta do esqui e gargalos na saúde e educação. Vai nos ajudar muito na área de obras, onde ainda temos vários desafios a superar", afirma o prefeito Chesini. Ana Pauline Mombach passará a exercer a função de assessora direta do novo Secretário de Obras.

Conforme a sentença da Justiça Eleitoral, Carniel segue inelegível por oito anos.“Estou muito animado para essa missão e seguir contribuindo para o desenvolvimento de nossa Garibaldi. A área de obras é essencial para o dia a dia da cidade e do interior, ajudando em diversos setores, da agricultura ao turismo”, diz o ex-prefeito.