Seu Pet Adoção
Conheça as histórias de cinco cães que precisam de um lar em Bento Gonçalves
Animais estão disponíveis para adoção, todos castrados e vacinados. Dois deles estão há mais de quatro anos aguardando um lar.
04/05/2022 10h58 Atualizada há 2 anos
Por: Renata Oliveira
Gilda, Claire, Pacco, Maitê e Dourado estão aguardando um novo lar há anos. Foto: Divulgação

Adotar um animal é um momento importante, pois você está escolhendo um parceiro para a vida. Sendo ele um cão ou um gato, ele sempre vai estar do seu lado seja em um momento ruim ou em um bom. O Conselho Municipal do Bem-estar Animal (COMBEA) de Bento Gonçalves, com as novas iniciativas da Prefeitura dentro do programa Bento PET, está com cinco cães adultos disponíveis para adoção, todos castrados, sendo que dois deles estão há mais de quatro anos aguardando um lar.

A presidente do COMBEA, Daiane de Mattos, conta que por serem maiores, muitas pessoas acabam não adotando por acharem que a adaptação será mais complicada. “Os animais recolhidos são muito amáveis, principalmente por já terem sofrido muito, e acredito que algumas pessoas usam a justificativa de que por serem adultos será mais difícil de ensinar, porém nem sempre é assim, a maioria deles entendem com muita facilidade os locais que devem fazer suas necessidades e onde fica a ração e água justamente por serem mais velhos” destaca a presidente.  

Conheça a história dos cinco cães:

A Gilda e a Claire, duas fêmeas muito dóceis e com histórias parecidas estão há quatro anos buscando um lar. Elas foram abandonadas grávidas e foram encontradas muito magras e machucadas. Logo após o resgate deram à luz e todos os filhotes foram adotados, mas elas ainda aguardaram uma família. Ambas são amorosas, bem espertas e estão castradas. Gilda é de porte grande e Claire de porte médio. 

Continua após a publicidade
Crédito: Conselho Municipal do Bem-estar animal

O outro caso é de três cães que foram recuperados de maus tratos no bairro Ouro Verde. A presidente do COMBEA, Daiane de Mattos, recebeu a denúncia e acionou o setor de fiscalização da Prefeitura que foi até a casa. Eles alertaram os donos para que melhorassem as condições dos animais que estavam em um local inapropriado, com coleiras curtas, sem água e comida - o que recebiam eram dos vizinhos - porém, dias depois, os fiscais retornaram e precisaram resgatar os animais que estavam magros, visivelmente desnutridos e desidratados.

Depois de passarem por um tratamento veterinário, um dos cães foi adotado, mas outros dois estão há três anos aguardando uma adoção. Pacco (macho – porte grande) e Maitê (fêmea – porte grande) são bem amáveis, dóceis e castrados. “Corta o coração ver eles porque nunca tiveram o que deveriam ter desde o nascimento como o amor, carinho e uma verdadeira família,” conta Daiane.

O lar que estão morando agora é provisório e por isso a adoção é a melhor escolha para eles.

Continua após a publicidade

E o quinto cão é o Dourado, ele é de porte médio, castrado e muito dócil. Daiane não sabe ao certo o que aconteceu com ele, mas acredita que tenha apanhado muito, pois se assusta facilmente.

Como funciona a adoção?

Para adotar um deles basta entrar em contato com a Daiane pelo número 54 9923-5333. Será feita uma entrevista para saber que tipo de animal deseja adotar e quais são as condições para recebe-lo. Após 15 dias da adoção, a COMBEA e fiscais da Prefeitura entram em contato para agendar uma visita e conferir como está o tratamento do animal, porém o monitoramento continua sendo realizado meses depois.