Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Projeto caracteriza como ato de improbidade permitir ocupação ou construção em área de risco
Paulo Sergio/Câmara dos Deputados O deputado Hildo Rocha, autor do projeto O Projeto de Lei 578/22 classifica como improbidade administrativa a c...
04/04/2022 14h26
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Câmara de Notícias
O deputado Hildo Rocha, autor do projeto - (Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 578/22 classifica como improbidade administrativa a conduta de facilitar, permitir ou concorrer para autorizar a ocupação ou construção de edificação em área de risco. Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta altera a Lei 8.429/92, que trata das sanções para os atos de improbidade administrativa.

"A análise da Lei 8.429/92 revela, espaço para o seu aperfeiçoamento, sobretudo quando identificamos, devido à ação ou omissão dolosa de agente público, gravíssimas catástrofes ocasionadas por ocupações ou construções irregulares em áreas de risco, a exemplo da tragédia em Petrópolis, no Rio de Janeiro", afirma o deputado Hildo Rocha (MDB-MA), autor da proposta. O objetivo do parlamentar é "mitigar os riscos de novas catástrofes em áreas de risco".

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.