Geral Rio Grande do Sul
Agricultura aguarda documentação de municípios para assinar convênios de microaçudes
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) começa a assinar, ainda neste mês, convênios com municípios para a escavação de 6 mil microaçudes, uma das ações do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural.
24/03/2022 15h26
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom Rio Grande do Sul
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A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) começa a assinar, ainda neste mês, convênios com municípios para a escavação de 6 mil microaçudes, uma das ações do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural. O governo do Estado liberou R$ 66,2 milhões para esta finalidade, a fim de ampliar as reservas de água e melhorar a irrigação nas pequenas propriedades rurais.

A Seapdr está recebendo os documentos obrigatórios dos municípios para que os convênios possam ser assinados e reforça o pedido para que gestores municipais encaminhem a documentação completa o quanto antes. Até o momento, poucos municípios, de um universo de 425 em situação de emergência por conta da estiagem, enviaram os documentos necessários para a formalização do repasse de recursos pelo Estado.

A secretária da Agricultura, Silvana Covatti, destaca que, quanto antes os convênios forem assinados, mais cedo os municípios conseguirão agilizar a contratação de máquinas para escavar os microaçudes nas propriedades definidas pelos conselhos de desenvolvimento rural de cada localidade. “Esperamos que, em breve, as 6 mil propriedades rurais possam ter os seus microaçudes com reservas de água, aproveitando as chuvas que, aos poucos, começam a retornar ao nosso Estado”, diz Silvana.

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• Clique aqui e acesse a lista de documentos e o manual operativo da execução dos microaçudes disponível no site da Seapdr. 

O secretário adjunto da Agricultura, Luiz Fernando Rodriguez Junior, explica que toda situação envolvendo convênios no RS tem de observar regramento específico de instrução normativa da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage). Por conta da situação emergencial provocada pela estiagem em todas as regiões, a Seapdr conseguiu flexibilizar alguns pontos no controle interno e à Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Os municípios com situação de emergência decretada e homologada pelo Estado estão dispensados da consulta prévia ao Cadin; não precisarão aportar contrapartida se o teto de valor por microaçude não for ultrapassado; e também poderão receber repasse de recursos mesmo durante o período eleitoral. “A dispensa desaes pontos, mesmo na vigência do Regime de Recuperação Fiscal assinado recentemente, foi uma grande solução construída pela secretaria com a Cage e a PGE para contribuir com os municípios que desejam conveniar”, afirmou Rodriguez Junior. “No entanto, a Seapdr não pode descumprir as legislações, que já são de conhecimento dos secretários municipais. Se não for observada toda a documentação, os agentes públicos envolvidos serão responsabilizados e, muito provavelmente, haverá atraso na execução das obras por conta de possíveis apontamentos”, acrescentou.

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Cada município será contemplado com até 12 microaçudes. Para cada um deles, o Estado repassará até R$ 10.411, valor equivalente a 24 horas/máquina. Os beneficiários serão agricultores e pecuaristas familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas.

Documentos necessários para firmar convênio:
• Ofício de manifestação de interesse em firmar convênio com o Estado, assinado pelo prefeito
• Plano de trabalho atualizado(o modelo padrão consta no manual operativo)
• CNPJ (Cópia do Cartão Nacional da Pessoa Jurídica)
• Cópia do decreto estadual de calamidade/emergência para fins de comprovação da situação. Para os municípios que não têm decreto homologado pelo Estado será exigido o “Extrato do Orçamento” com a comprovação de previsão orçamentária e de existência dos recursos próprios referentes à contrapartida mínima exigível para complementar a execução do objeto
• Cópia da ata de posse autenticada ou ato de designação, do documento de identidade e do CPF e comprovante de endereço do titular da prefeitura.
• Extrato de conta bancária Banrisul, informando a agência e o número da conta corrente zerada, nova e específica para movimentação dos recursos do convênio
• CHE – Certidões, conforme normativa da Cage para habilitação do município
• Ofício que informe o nome de um servidor, com telefone e e-mail para contato, com formação técnica (engenheiro agrônomo, agrícola ou civil, ou técnico agrícola ou agropecuário) habilitado para a análise técnica da documentação, com o qual a Seapdr poderá manter contato. Não pode ser técnico funcionário da Emater
• Três orçamentos para validar os valores lançados no Plano de Trabalho, junto ao parecer de aprovação destes por profissional da engenharia. Os orçamentos têm que ser feitos levando-se em conta o trabalho de escavadeira hidráulica com capacidade mínima de um metro cúbico de concha
• Ofício dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, onde consta a lista dos produtores beneficiários, com os respectivos CPFs.
• Comprovação da divulgação do programa Avançar para a população, por meio de print de postagens nas redes sociais, notícias em veículos de comunicação ou matérias publicadas no site da prefeitura
• Termo de Referência(o modelo padrão consta no manual operativo)
• A documentação completa deve ser encaminhada para o e-mailavancar@agricultura.rs.gov.br
• Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3288-6204.

Texto: Ascom Seapdr
Edição: Secom