Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Iluminação azul do Congresso integra Campanha de Conscientização sobre Câncer Colorretal
Roque de Sá/Agência Senado Iluminação especial de monumentos faz parte de campanha de conscientização O prédio do Congresso Nacional fica ilumina...
24/03/2022 11h06
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Câmara de Notícias
Iluminação especial de monumentos faz parte de campanha de conscientização - (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

O prédio do Congresso Nacional fica iluminado na cor azul nesta sexta-feira (25) e sábado (26) em apoio à Campanha de Conscientização sobre o Câncer Colorretal – Março Azul, organizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sebed) e pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP). A iluminação especial foi sugerida pela senadora Simone Tebet (MDB-MS).

O objetivo é alertar a população para a importância do diagnóstico e tratamento precoces da doença. O tema escolhido para a campanha neste ano é "Abrace esta ideia você também".

Além da iluminação especial em diversos prédios e monumentos pelo País, serão realizadas ações nas mídias sociais, campanhas locais como mutirões de prevenção e a mobilização de influenciadores.

Sintomas
Perda de peso sem razão aparente, anemia, alteração do hábito intestinal (constipação e diarreia) e sangue nas fezes são alguns dos sintomas que podem estar associados (mas não obrigatoriamente) ao câncer de intestino, um dos tipos mais comuns entre os brasileiros.

Continua após a publicidade

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença estão: herança genética, obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo exagerado de alimentos processados, carne vermelha e bebidas alcoólicas.

Diagnóstico
A doença se manifesta por meio de tumores que surgem no intestino grosso, especificamente no final do intestino (cólon e reto). O diagnóstico pode ser feito por exame de sangue oculto nas fezes e colonoscopia.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimativa que, de 2020 a 2022, sejam registrados anualmente cerca de 20.540 casos de câncer de cólon e reto em homens e 20.470 em mulheres.

Continua após a publicidade