Agricultura Interior
Prefeitura de Bento Gonçalves promete pavimentação de 25km de estradas rurais
Ainda não há definição dos trechos, mas planejamento do Poder Executivo é de que todos os distritos sejam contemplados
16/03/2022 09h47
Por: Marcelo Dargelio
(Reprodução)

Com a abertura de crédito de R$ 25 milhões aprovada na Câmara de Vereadores nesta semana, a prefeitura de Bento Gonçalves planeja executar neste ano a pavimentação de pelo menos 25 quilômetros de estradas do interior do município. Ainda não há definição dos trechos, mas a promessa do Poder Executivo é de que todos os distritos sejam contemplados.

Os recursos a serem aplicados pela administração municipal virão do Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal. A autorização para a contratação do crédito por parte do governo ocorreu em votação no dia 23 de dezembro de 2021. "Para alavancarmos o tour das rotas turísticas, por onde circulam veículos de passeio e ônibus de turismo, bem como atendermos ao produtor local no escoamento de sua produção, faz-se necessário qualificar o pavimento, que é de chão batido, dando-lhe cobertura em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), TST (Tratamento superficial triplo) e pavimentação basáltica", diz a justificativa do projeto apresentado em regime de urgência à época.

Com os trâmites burocráticos ainda necessários para a oficialização do convênio, o repasse do valor financiado não deve ocorrer imediatamente. Depois da efetiva destinação da verba, ainda será necessário lançar os editais de licitação para contratação das empresas que farão as obras – ou seja, ao que tudo indica, há pela frente alguns meses até que as máquinas, de fato, possam começar a trabalhar no projeto.

Ainda com relação a obras de infraestrutura no meio rural bento-gonçalvense, recentemente a prefeitura executou a repavimentação asfáltica na Estrada da Uva e do Vinho, em Tuiuty. Além da recomposição do asfalto em uma extensão de 2,5 quilômetros, também foi instalada uma nova tubulação pluvial em um espaço de 200 metros, para promover a melhoria da drenagem de água na via.