Região Mais um
Farroupilha é mais uma cidade da Serra a flexibilizar o uso de máscaras ao ar livre
Além deste município, a Prefeitura de Nova Pádua também reduziu as restrições do uso de máscaras.
15/03/2022 12h25 Atualizada há 2 anos
Por: Marcelo Dargelio

Mais dois municípios da Serra Gaúcha anunciaram nesta terça-feira, 15 de março, anunciaram a flexibilização de uso de máscaras ao ar livre. A determinação foi publicada no Diário Oficial dos municípios de Farroupilha e Nova Pádua.

Com a aprovação do Comitê de Atenção do Coronavírus, em reunião online nesta terça-feira, 15 de março, Farroupilha passa a flexibilizar o uso de máscaras em ambientes abertos públicos e privados e demais locais abertos de uso coletivo. A medida já está valendo, sendo prevista na Lei Municipal 7.142, publicada em caráter extraordinário no Diário Oficial, no final desta manhã.

A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) foi a primeira a protocolar o pedido de liberação para o uso das máscaras em ambientes externos, ainda na semana passada ao Estado, mas sem sucesso. Sendo assim, caso haja uma manifestação oficial do Governo Estadual, com modelo de decreto, o município passará a segui-lo posteriormente. 

Em Nova Pádua, o decreto foi publicado nessa segunda-feira (14) e desobriga a utilização da proteção tanto em espaços públicos quanto privados, em vias públicas e demais locais abertos de uso coletivo. Na cidade, conforme a prefeitura, a vacinação em primeira dose contra a covid-19 já alcançou 91,24% da população; 85,22% dos moradores já receberam as duas doses; e 49,6% já fizeram a terceira dose da vacina. 

Continua após a publicidade

Na Serra, o uso já é facultativo em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e Vacaria. Em Carlos Barbosa, a proteção é opcional em ambientes abertos e fechados. A exceção é para estabelecimentos de saúde, onde o uso da peça continua a ser obrigatório. Em Vacaria, Caxias, Garibaldi e Bento, a medida vale apenas para locais ao ar livre.