O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, esteve reunido com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e apresentou mais um ousado projeto para o Complexo Hospitalar de Saúde, o hospital público. Além das obras que estão ocorrendo no local, o chefe do poder Executivo também quer construir mais um andar no empreendimento hospitalar, para colocar leitos específicos para uma Unidade de Tratamento (UTI).
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o prefeitò Diogo Siqueira solicitou à secretária estadual de Saúde a inclusão do município na terceira fase do programa Avançar em Saúde RS, a fim de captar R$ 3 milhões para o empreendimento. O projeto do Complexo Hospitalar de Saúde de Bento Gonçalves prevê a instalação de 170 leitos, 15 leitos de UTI, 8 salas cirúrgicas. O objetivo é tornar o hospital público uma referência em urgência/emergência, além de serviços de psiquiatria e outras especialidades que hoje não estão disponíveis em Bento Gonçalves e região.
A secretária Arita Bergmann destacou que a iniciativa é muito importante não só para Bento Gonçalves, mas para todos os municípios da região. Ela destacou que a solicitação do prefeito será levada pessoalmente pro ela ao governador Eduardo Leite, para que seja analisada a possibilidade de liberação de recursos para a obra. Além do encontro com o prefeito, estava prevista uma visitação pelas obras do complexo hospitalar, porém, a secretária precisou atender a um compromisso de última hora e a visitação foi cancelada. A secretária conheceu apenas os leitos de internação do complexo, construídos pela iniciativa privada no início da pandemia do novo coronavírus.
Bloco Cirúrgico deve ser entregue ainda em 2022
As obras do bloco cirúrgico, uma das etapas mais importantes e mais aguardadas de todo o Complexo Hospitalar, não param. Segundoa prefeitura, a obra está seguindo o seu cronograma. A empresa agora está fazendo todas as instalações, inclusive dos equipamentos especiais. Os equipamentos de gás medicinal já foram instalados. Está faltando agora a colocação do forro e acabamentos finais nas paredes internas e externas do bloco cirúrgico. A expectativa é de quem ainda em 2022 ele seja entregue à comunidade e os primeiros atendimentos comecem a acontecer.