Geral Causa Animal
MP dá 15 dias para Prefeitura de Bento apresentar soluções práticas para a causa animal
Reunião foi realizada na segunda-feira, 7, e nesta terça-feira, 8, o poder público reunião defensores dos animais para apresentar seu novo projeto para a causa animal da cidade
09/03/2022 12h15 Atualizada há 4 anos
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Após todas as polêmicas envolvendo a Secretaria do Meio Ambiente com a questão do sumiço dos gatos no bairro Conceição, o Ministério Público deu 15 dias para que a Prefeitura de Bento Gonçalves apresente medidas concretas com referência aos atendimentos para animais abandonados e vítimas de maus-tratos no município. A reunião foi realizada na segunda-feira, 7 de março, no Ministério Público e o prazo termina no dia 23 de março.

De acordo com a promotora Carmem Garcia, o município terá que deixar de lado o campo das suposições e partir para ações práticas. Por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), o poder público terá que realizar em 15 dias a apresentação de medidas concretas com referência aos atendimentos para animais abandonados e vítimas de maus-tratos, principalmente, que acabam recolhidos pelo pelotão ambiental, em razão de ocorrências policiais. "Há urgência na definição de um local para onde esses animais possam ser encaminhados para tratamento e acolhimento. A intenção do Ministério Público é resolver essa questão", destacou a promotora.

Após o encontro realizado na Promotoria, a Prefeitura de Bento Gonçalves, promoveu nesta terça-feira, 8 de março, um encontro, na Fundação Casa das Artes, com representantes da causa animal para apresentar o novo edital de castrações e programas de curto e longo prazo. A reunião foi conduzida pelo secretário-adjunto da Saúde, Gilberto Junior, e também estiveram presentes a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, a veterinária Rafaela Zenatto e a técnica Michele Endress Baumarth.

Continua após a publicidade

O último edital para castrações estava em vigência desde 2018, neste período quatro mil procedimentos foram realizados. Para este processo foi ampliado o número de castrações, sendo destinados cerca de R$ 300 mil para o projeto. Cinco clínicas de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul e Farroupilha se cadastraram. Entre as modalidades, que constam no Edital, estão a castração de cães e gatos, hospedagem após o procedimento, microchip, exames pós-operatório, urgência e emergência, anestesia e táxi-dog. 

De acordo com Gilberto Junior, as castrações serão realizadas conforme cadastro já realizado e os procedimentos serão encaminhados nos atendimentos realizados pela fiscalização, em casos de denúncias de maus-tratos. "Fizemos uma reorganização interna dentro da secretaria para atender exclusivamente os casos relacionados a causa animal, e estamos construindo ações de curto, médio e longo prazo", disse o secretário-adjunto. 

Segundo uma das ativistas da causa animal da cidade, Márcia Manuel, todas essas mudanças são um ponto positivo. "Vejo como um grande avanço na causa animal da cidade já que as conversas junto ao Prefeito foram bem proveitosas, agora estamos no aguardo da efetivação dessas ações", destacou. 

Continua após a publicidade