Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Projeto permite atribuir falta grave a preso sem trânsito em julgado que cometer crime doloso
Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados Guiga Peixoto: "momento de reconhecimento da falta grave era controverso" O Projeto de Lei 4073/21, do deputado...
07/03/2022 10h36
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Câmara de Notícias
Guiga Peixoto: "momento de reconhecimento da falta grave era controverso - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 4073/21, do deputado Guiga Peixoto (União-SP), reconhece como falta grave a prática de crime doloso por um preso durante o cumprimento da pena, ainda que não tenha sido condenado com o trânsito em julgado. A falta grave tem como consequência a aplicação de sanções disciplinares, com a perda de benefícios e a regressão do regime de cumprimento da pena.

A proposta tem como base decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tem repercussão geral. Guiga Peixoto lembra que havia controvérsia sobre o momento em que o crime doloso poderia ser reconhecido como falta grave. "Isso vinha ocasionando insegurança jurídica diante da existência de decisões judiciais divergentes acerca do tema", comentou.

Para Guiga Peixoto, a mudança na Lei de Execução Penal aperfeiçoa a legislação ao reconhecer que a falta grave consistente na prática de fato previsto como crime doloso, independentemente do trânsito em julgado da sentença condenatória.

Tramitação 
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário.

Continua após a publicidade