Geral Dia da Mulher
11º edição do 'Mês da Mulher' em Garibaldi realiza ação para arrecadação de absorventes
A campanha “Adote um ciclo” vai beneficiar mulheres que pertençam a famílias inscritas em programas de assistência social
02/03/2022 11h07
Por: Renata Oliveira
Foto: Divulgação

A 11º edição do 'Mês da Mulher' em Garibaldi vem com uma programação diferente em 2022. Esse ano, juntamente com outros vários eventos, será realizada a campanha “Adote um ciclo” visando arrecadar absorventes íntimos femininos para destinar posteriormente a mulheres que pertençam a famílias inscritas em programas de assistência social.

As doações de absorventes podem ser feitas até o final de março na sede da Associação das Pequenas e Médias Empresas (Apeme) ou em oito farmácias de Garibaldi: Fran Farma, Drogabel, Panvel, São João (Buarque de Macedo, Avenida Independência e Avenida Rio Branco), Essência Farmácia de Manipulação e Dose Diária.

A campanha é uma realização da Apeme Mulher, Bancada Feminina da Câmara de Vereadores de Garibaldi, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e Parceiros Voluntários – Unidade Garibaldi.

Dignidade menstrual

Continua após a publicidade

A dignidade menstrual é um direito da mulher, mas milhares delas enfrentam a chamada “pobreza menstrual”, ou seja, não têm acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento mínimo. De acordo com a pesquisa “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos”, 713 mil meninas brasileiras vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em casa e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Isso inclui falta de acesso a absorventes e instalações básicas, como banheiros e sabonetes. A pesquisa foi lançada em maio de 2021 pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

A dificuldade de acessar serviços e a pobreza menstrual podem ser fatores de estigma e discriminação, levando muitas vezes à evasão escolar. Uma enquete realizada pelo UNICEF com meninas e mulheres que menstruam apontou que 62% afirmaram que já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação e que 73% sentiram constrangimento nesses ambientes.

Quer saber mais? Acesse: https://www.unicef.org/brazil/dignidade-menstrual 

Continua após a publicidade

Serviço:

Campanha “Adote um ciclo” – Doação de absorventes íntimos femininos

Quando: até o final de março

A quem serão destinados: a mulheres que pertençam a famílias inscritas em programas de assistência social de Garibaldi.

Locais para coleta:

Apeme (Rua Heitor Mazzini, 122 / sala 02, Edifício Sonata, Centro)

Fran Farma Medicamentos e Perfumaria

Drogabel Drogarias

Farmácia Panvel

Farmácia São João (Buarque de Macedo)

Farmácia São João (Avenida Independência)

Farmácia São João (Avenida Rio Branco)

Essência Farmácia de Manipulação

Dose Diária Farmácia e Manipulação