Saúde Saúde Mental
Bento registra aumento de 59,4% na busca de tratamentos psicológicos de 2020 para 2021
Mulheres são as que mais buscam atendimento, principalmente para casos de depressão e ansiedade.
25/02/2022 17h29 Atualizada há 3 anos
Por: Renata Oliveira
Foto: Reprodução

Viver em meio a uma pandemia não é uma tarefa fácil e ter que lidar com todos os outros problemas rotineiros também não. De 2020 para 2021, a Secretária de Saúde de Bento Gonçalves registrou um aumento de 59,4% na busca para atendimentos na parte da Saúde Mental. Os casos variam, mas o que também chamou a atenção foram os dados para tratamento de questões vinculadas a dependência de álcool e outras drogas.

No Brasil, o SUS notou um aumento de 12% na procura de tratamento para transtornos mentais causados pelo consumo de álcool e drogas, na sua grande maioria, homens na faixa etária de 25 a 29 anos. Em Bento, o crescimento foi de 31% dentro desses 59,4% citados anteriormente. Já na parte dos transtornos de ansiedade e depressão, o aumento foi de 25,6% sendo as mulheres as mais predominantes. 

De acordo com o Coordenador de Saúde Mental de Bento Gonçalves, Maurice Bowari, muitos fatores influenciaram esse aumento, mas a pandemia foi um grande impulsionador. “Estamos passando por um momento conturbado em decorrência dos efeitos que a Covid-19 nos impôs. E unindo as próprias dores com as experiências traumáticas vinculadas a contaminação ou a morte de entes queridos, o nascimento e agravamento dos problemas foi quase inevitável.” 

E o aumento de casos foi visto em todas as idades. “A faixa etária é equivalente, pois subiu coincidentemente em todas elas, desde crianças, onde atendemos no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI), até nos adultos e idosos que são atendidos em toda a Rede de Saúde” destaca Maurice. 

Continua após a publicidade

Todavia, podemos olhar esse crescimento como algo positivo, pois quanto mais o assunto da saúde mental é falado abertamente, mais as pessoas vão em busca de uma cura seja ela em um vício – como as drogas e álcool – ou outros transtornos como ansiedade, depressão, bipolaridade, etc. 

“A maior busca por ajuda dá-se pela necessidade imposta pelo próprio sofrimento sobre elas, e também por notarem a melhora nas pessoas que aceitaram ter um suporte terapêutico. Olhar para o lado e perceber que uma multidão também está sofrendo, desmistifica uma situação de que questões de ordens mentais são sinônimos de loucura e encorajam a procura pelo tratamento” frisa Bowari. 

O Coordenador orienta para os que precisam de ajuda, busquem qualquer rede de saúde. “Basta dirigir-se a qualquer instituição de saúde pública do município que nossa Rede de Saúde Mental irá auxiliar o paciente para que encontre o atendimento necessário.” 

Continua após a publicidade

Endereço das unidades de Bento Gonçalves:

CAPS AD – Dependentes Químicos 

Rua Quinze de Novembro, 132 – Planalto. Telefone: (54) 3055-8506

CAPS II – Tratamentos psicoterápicos e medicamentosos

Rua Emílio Pozza, 590 - Maria Goretti. Telefone : (54) 3055-8523

CAPSI – Atendimento Infantil

R. Carlos Dreher Filho, 261 - São Francisco. Telefone: (54) 3055-8492

UPA 24h 

Rua Senador Alberto Pasqualine, 186 – Botafogo. Telefone: (54) 3055-7303