Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Projeto prevê reflorestamento para compensar inundação por hidrelétrica na Amazônia
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Lopes: “Usinas hidrelétricas construídas na Amazônia sempre terão impactos significativos" O Projeto de Lei ...
23/02/2022 14h05
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Câmara de Notícias
Lopes: “Usinas hidrelétricas construídas na Amazônia sempre terão impactos significativos - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 4211/21 altera o Código Florestal para tornar obrigatório o reflorestamento de área igual à inundada por reservatórios de usinas hidrelétricas na Amazônia Legal.

O texto determina que pelo menos 50% do reflorestamento seja feito com espécies vegetais nativas, ao longo do processo de licenciamento ambiental do empreendimento e, de preferência, em áreas degradadas em qualquer região do País. Para tanto, o orçamento de quanto custará o reflorestamento deverá ser incluído no projeto da usina.

A proposta, do deputado Edio Lopes (PL-RR), está em análise na Câmara dos Deputados.

Continua após a publicidade

“Usinas hidrelétricas construídas na Amazônia sempre terão impactos significativos, principalmente aqueles causados pela inundação de grandes áreas, quase sempre recobertas por florestas nativas”, justifica o parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.