Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Plenário faz um minuto de silêncio pelas vítimas dos desastres em Petrópolis
Morro da Oficina após chuvas torrenciais que atingiram Petrópolis, na região serrana fluminense O Plenário da Câmara dos Deputados parou por um m...
16/02/2022 15h50
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Câmara de Notícias

O Plenário da Câmara dos Deputados parou por um minuto pelas vítimas do desastre ocorrido pelo excesso de chuvas em Petrópolis (RJ). Até o início da tarde, os bombeiros registraram mais de 60 vítimas do temporal. A prefeitura decretou estado de calamidade e serviços públicos de água e luz estão interrompidos em grande parte da cidade.

A homenagem foi comandada pelo deputado Ricardo Silva (PSB-SP), que presidia a sessão. “Esta Presidência pede para que todos façam, neste momento, um minuto de silêncio por essas vidas que se perderam”, disse.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) afirmou que as cenas do desastre são “aterrorizantes” e o Congresso precisa se mobilizar para que os recursos necessários cheguem à região. Ela lembrou ainda as centenas de vidas perdidas em decorrência das chuvas na Bahia no final do ano passado e alertou para o crescimento desordenado.

Continua após a publicidade

“Eu solicito que nós tomemos uma posição nessa direção para que esses recursos cheguem e essas populações sejam abraçadas. Além da solidariedade, porque todo o Brasil, com certeza, se direcionará agora para Petrópolis, nós precisamos, sem dúvida, buscar que os recursos públicos sejam destinados, com urgência, para essas regiões atingidas”, disse.

O deputado Felício Laterça (PSL-RJ) afirmou que o estado do Rio de Janeiro tem sido atingido por graves chuvas, especialmente no interior do Estado. “Nós estamos tendo uma série de problemas e ontem, mais uma vez, a tragédia atingiu a nossa cidade imperial de Petrópolis. Estamos enlutados pela perda das vidas”, disse. Para ele, a corrupção desviou os recursos que deveriam ser aplicados na previsão dos desastres.

O deputado fluminense destacou que haverá uma reunião da bancada nesta quarta-feira (16). “É preciso uma união de esforços para que esses acidentes não ocorram desta forma. A natureza não perdoa a ocupação irregular, não perdoa a falta de obras de drenagem”, disse. Ele pediu à sociedade que se mobilize e compareça aos posto de doação para ajudar a população atingida.

Continua após a publicidade