Tecnologia Mistério
Ataque hacker derruba todos os sites do Governo do Estado
Procergs garante que não houve vazamento de dados. Até as 15h30min desta terça-feira, 8 de fevereiro, sites permaneciam sem acesso.
08/02/2022 15h20
Por: Marcelo Dargelio

Os principais sites ligados ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul foram alvo de um ataque hacker nesta terça-feira, 8 de fevereiro. Até as 15h30min, os sites estavam fora do ar e não podiam ser acessados pelos internautas. Segundo a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), não houve vazamento de dados.

De acordo com a Procergs, o sistema online foi alvo de um ataque cibernético durante a madrugada. O problema deixa fora do ar sites como o do Detran-RS, do Instituto-Geral de Perícias (IGP) — para agendamento de carteiras de identidade —, e os portais para acessar dados das secretarias estaduais da Fazenda, Saúde e Segurança Pública, além do site principal do governo do estado. 

A Procergs emitiu nota oficial sobre o ocorrido.  "Nesta madrugada houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS. Ainda durante a madrugada, a Procergs, por meio de suas monitorias ativas, identificou e bloqueou esta iniciativa. Todas as providências para sanar essa situação já foram tomadas. O evento se deu em um ambiente restrito e sem vazamento de dados. Todos os cuidados estão sendo tomados para retorno dos serviços afetados com a maior brevidade possível", informou o órgão, por meio de nota.

A Secretaria da Saúde esclarece que a falha não afeta o atendimento aos pacientes. Segundo a pasta, o problema apenas impede a apresentação dos dados da covid-19, como histórico de vacinação, casos, óbitos, ocupação de UTIS e leitos clínicos.

Continua após a publicidade