Com o intuito de formar não só possíveis futuros bombeiros, mas, sobretudo, cidadãos de bem para a sociedade, o projeto Bombeiro Mirim vai agraciar 24 crianças e adolescentes de Bento Gonçalves em sua primeira edição. Em cerimônia realizada na noite de quinta-feira (03), na Casa das Artes, o Corpo de Bombeiros Militar realizou o sorteio dos jovens que farão parte da primeira turma do projeto no município, os quais terão aulas semanais durante sete meses.
A idealização do projeto ocorreu em 2019, no entanto, por conta da pandemia, só pôde ser colocado em prática em 2022. Ao todo, cerca de 70 inscrições concorreram às 24 vagas, sendo 12 meninas e 12 meninos. Nesta primeira edição do braço social desenvolvido pela corporação, serão investidos cerca de R$ 24 mil para a execução do Bombeiro Mirim, cujo montante foi arrecadado através de doações e apoiadores. As aulas, que serão ofertadas de forma gratuita, iniciam no dia 5 de março, no Centro de Capacitação e Treinamento dos Bombeiros, no bairro Salgado.
O projeto será coordenado por uma equipe de bombeiros voluntários, que será composta pelo major Márcio Müller Batista; sargento Pablo Guerra Maria; soldado Juliano Baigorra Ribeiro; soldado Pablo Lopes Moreira e soldado Bruna Roberta Toillier. “Esse projeto significa para nós uma retomada do projeto do braço social, que é feito de forma voluntária. Tudo foi idealizado por militares de nossa instituição e de forma voluntária, com o espírito de se dedicar em prol ao atendimento de crianças e adolescentes de nossa comunidade”, salientou o Major Márcio Müller Batista.
Dentre os ensinamentos que vão compor a formação dos jovens estão o exercício da cidadania, civismo, prevenção de acidentes, sinistros e combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, ações de defesas civil entre outras atividades teóricas e práticas. As aulas serão realizadas aos sábados pela manhã, das 8h às 11h45.
De acordo com o Tenente-Coronel Comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, Julimar Fortes Pinheiro, a instituição está realizando um investimento em prol de uma sociedade melhor para o futuro. “O Corpo de Bombeiros militar busca, através da juventude, entregar um pouco de conhecimento, mas muito mais do que isso, entregar noções de cidadania e noções basilares que exercemos em nossa atividade cotidiana para que cresçam num ambiente familiar e sadio e possam receber o melhor possível para se desenvolverem cidadãos de bem e alcançarem a fase adulta para tornar a cidade, o Estado, o país onde vivemos lugares melhores, sociedades melhores”, ponderou.
O objetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves é abrir uma turma de formação de bombeiros mirins por ano.
Confira a lista dos selecionados para a primeira turma do projeto Bombeiro Mirim:
Meninas:
Briana Morin da Luz Brito
Thalya Eduarda Dorneles Antunes
Mariana Silveira Roman
Elisa Bassani Dias
Isadora Nunes Teixeira
Rafaella Lazzarotto
Anna Clara Ritter
Hedyellen Maciel Madeira Legal
Geórgia Arnort Kaezala
Gabriele Dallarosa
Anny Karoliny Ibenes Viviani
Sthefany Alves do Nascimento
Meninos
Jessé Guglielmin
Marcos Guilherme Alberton
Henrique dos Santos Frare
João Tomasin De Toni Cardozo
Isaak Lima Pavanelo
João Ricardo Somensi
Samuel Moraes da Silva
Rafael Wellington de Deus da Silva
Yann Marcos Gerasch da Luz
Arthur Daniel Kritli Diniz
Gustavo Mileski Franceschet
Vitor Rodrigues Tonezer