A população de Bento Gonçalves está enfrentando dificuldades em seu momento de lazer nas praças do município. Isso porque os banheiros públicos encontram-se fechados em determinados períodos do dia, sobretudo aos finais de tarde, quando grande parte das pessoas saem do trabalho e frequentam as praças com seus filhos para diversão e entretenimento. Além disso, não há vigilantes para abri-los durante grande parte do dia, principalmente após às 16h.
Na praça São Bento, por exemplo, muitas pessoas que frequentam o local quase que diariamente encontram os sanitários fechados em boa parte do tempo. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, os banheiros ficam à disposição da população das 7h até as 19h. No entanto, isso não acontece, conforme a reportagem do NB Notícias averiguou in loco.
De acordo com relatos, a partir das 16h, os banheiros já se encontram fechados na praça. “Uma que outra vez vimos os banheiros abertos neste horário. Acho que a última vez foi no mês passado”, afirmou um morador da região. A reportagem do NB Notícias se fez presente o local por volta das 17h45 e encontrou os banheiros fechados e sem nenhum vigilante para abri-los.
“Muitas pessoas levam os seus filhos para passear no seu momento de lazer após o trabalho, mas quando precisam fazer suas necessidades não conseguem porque os banheiros estão sempre fechados”, relata um senhor que trabalha na praça.
O mesmo ocorre na praça Vico Barbieri, a qual, mesmo antes do início das reformas, os banheiros já se encontravam fechados durante grande parte do dia. Também por volta das 17h30, a reportagem do NB Notícias verificou que os sanitários estavam trancados com cadeados e sem nenhum vigilante no local.
Segundo o secretário, a prefeitura está buscando experiências de outras cidades para melhorar o serviço ofertado nas praças. “Os banheiros das praças do município ficaram fechados desde o início da pandemia visando conter contaminações. Neste ano, a secretaria iniciou uma força tarefa para revitalizar os espaços. Na Praça São Bento, o banheiro fica à disposição da população das 7h às 19h. Na Walter Galassi a população já tem acesso novamente, uma servidora é responsável pelo cuidado no local”, explica.
Além disso, a população reclama da falta de segurança na praça Vico Barbieri, que se encontra em uma área central da cidade e que é frequentada por diversos moradores da região. No entanto, à noite, torna-se perigoso transitá-la, conforme relatos de moradores.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo Gonçalves Pereira, busca-se manter um patrulhamento preventivo, com o objetivo de coibir delitos e vandalismo. “Buscamos manter patrulhamento preventivo, cobrindo o máximo de área possível, sendo mais intensivo nas regiões centrais e de maior circulação, contudo, sem desfocar nas demais demandas que a segurança pública requer. Há um plano de patrulhamento diário, em que os agentes da guarda devem se manter em pontos estratégicos a fim de proporcionar maior segurança difusa a todos”, afirma.
O serviço de vigilância patrimonial, segundo o comandante, é terceirizada com empresas do ramo. “Elas fixam vigilantes nos locais justamente para coibir delitos pequenos e manter a ordem nestes pontos como acontece em alguns pontos como nas praças São Bento e Vico Barbieri”, explica.