Rio Grande do Sul Fenômeno
Calorão faz caixa d'água derreter no interior do estado
Fenômeno aconteceu em uma localidade doC interior de Cachoeira do Sul, onde os termômetros marcaram 41º
26/01/2022 12h40
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Jornal O Correio/APNIRS

O calorão que toma conta do Rio Grande do Sul há quase 30 dias provocou um fenômeno no interior do estado. Uma caixa d'água literalmente derreteu após várias horas de sol intenso no interior de Cachoeira do Sul. 

O fato ocorreu na tarde do domingo, 23, na localidade de Barro Vermelho, em Cachoeira do Sul. Segundo o proprietário, um termômetro instalado na localidade marcava 41°C quando a caixa d’agua começou apresentar os primeiros indícios de derretimento. “A caixa d’agua estava cheia quando ela começou a ceder”, informou o produtor rural.

Mestre em Engenharia de Materiais, o professor Glaucinei Rodrigues explica que o calor pode sim alterar a forma da estrutura, já que é composta de polietileno – um material plástico que pode ser moldado sob temperatura e pressão. De acordo com Rodrigues,  temperatura de fusão do polietileno é relativamente baixa – cerca de 112°C. “Para se fazer uma caixa d’água, os grãos de polietileno são derretidos em uma máquina aquecida a cerca de 112°C. Com a exposição ao sol, ao longo do dia, a água contida nela pode ter aquecido e chegado perto da temperatura de fusão, gerando o derretimento”, explicou o professor.

 

Continua após a publicidade