Esporte Tênis
Tenista bento-gonçalvense disputa torneio válido pela Gira Sul-Americana 2022
Pietra Rosolen Rivoli compete entre as melhores atletas do continente em busca de uma vaga à Gira Europeia.
15/01/2022 18h04
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Recreio da Juventude/Divulgação

A jovem promessa do tênis de Bento Gonçalves, Pietra Rosolen Rivoli, de 13 anos, vai disputar, a partir do dia 17 de janeiro, mais um torneio da Gira Sul-Americana de 2022, em Cali, na Colômbia. O campeonato, que reúne as 32 melhores jogadoras do continente em cada categoria, vale vaga à Gira Europeia de 2022. 

Pietra, que é quarta colocada no ranking nacional na categoria 14 anos e a líder no ranking estadual infanto-juvenil, e representa a equipe do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul, vai disputar o seu segundo torneio válido pela Gira Sul-Americana. Em novembro de 2021, a atleta disputou uma etapa em Assunção, no Paraguai, alcançando as quartas de final da competição continental. Nos outros dois torneios realizados no ano passado, na Bolívia, a atleta não esteve presente. 

A pontuação obtida em 2021 no torneio no Paraguai a credenciou a participar do circuito neste ano. Agora, além do lugar no pódio, Pietra busca ampliar a sua experiência no exterior e somar mais pontos para o ranking sul-americano. “Treinei muito, a minha pré-temporada foi intensa. Agora é só pensamentos positivos e jogar, ver na quadra. Vou enfrentar as melhores atletas sul-americanas, mas a expectativa é de troféu, dá para ganhar”, afirma, confiante.

Em 2022, serão realizados mais seis torneios, entre os meses de janeiro e fevereiro, que vão definir as seis atletas de cada categoria classificadas que vão representar a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT) na Gira Europeia, em agosto. Os campeonatos ocorrem em Cali, na Colômbia; em Guayaquil, no Equador, Chosica, no Peru; Assunção, no Paraguai; Porto Alegre e Criciúma. 

Continua após a publicidade

Durante a pré-temporada, Pietra conquistou dois títulos no Desafio de Nações em Punta Del Este, representando a Federação Gaúcha de Tênis (FGT). Diante das atletas da Associación Uruguaya de Tenis, Pietra levou a melhor nas categorias 14 e 16 anos, ajudando a equipe gaúcha a vencer o desafio diante do país vizinho.