Saúde Boa notícia
Após denúncia, Estado retoma distribuição de remédio contra a psoríase severa em Bento
Nesta terça-feira, dia 4, o NB Notícias havia divulgado o atraso de três meses no fornecimento o medicamento, o que piorou a condição de muitos pacientes
05/01/2022 11h01 Atualizada há 2 anos
Por: Marcelo Dargelio
(Reprodução)

Um dia após a publicação de uma reportagem do NB Notícias informando o atraso de três meses do Estado na entrega do medicamento Etarnecepte 50mg, usado no tratamento da psoríase severa, o fornecimento da remédio começa a ser normalizado.

Nesta quarta-feira, dia 5, pacientes que dependem das injeções semanais para controlar as lesões na pele começaram a ser chamados pela Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves, que faz as aplicações, para os atendimentos. Segundo levantamento local, mais de 30 moradores da cidade que estavam à espera da retomada.

A medicação havia sido entregue pela última vez em setembro de 2021 e, de lá para cá, mesmo com determinação judicial, as pessoas que sofrem com a doença viram sua condição piorar diante do descaso do governo gaúcho.

O que chamou mais atenção foi o fato de que a demora ocorreu devido à uma falha burocrática, e não necessariamente à falta do produto: em estoque na 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em Caxias do Sul, o item precisava apenas ter seu código atualizado no sistema, o que ocorreu após a pressão popular e a divulgação do caso na imprensa local.