Polícia e Segurança Atrás de um sonho
Homem viaja mais de 2 mil km e descobre que pretendente foi criado por IA
Pedreiro de 49 anos saiu do Maranhão rumo a Belo Horizonte para encontrar perfil falso que acumulava 300 mil seguidores
14/10/2026 08h32 Atualizada há 1 hora
Por: Redação
Foto: Reprodução

Um homem de 49 anos viajou mais de 2 mil quilômetros de ônibus em busca de um relacionamento com uma mulher que descobriu ter sido gerada por Inteligência Artificial (IA). O pedreiro Edimar Rocha Martins saiu de Imperatriz, no Maranhão, e chegou a Belo Horizonte (MG) no domingo (11) para encontrar a suposta pretendente.

As interações começaram nas redes sociais por meio do perfil de "Jéssica Oliveira", conta com mais de 300 mil seguidores que publica vídeos ultra-realistas desenvolvidos por IA de uma mulher alegando estar divorciada e à procura de um companheiro. O homem relatou que trocava mensagens privadas com o perfil e não desconfiou de fraude pelo fato de a conta jamais ter solicitado dinheiro, prometendo inclusive ajuda financeira para o deslocamento.

Ao desembarcar na capital mineira sem o endereço da mulher, Edimar percorreu as ruas mostrando fotos da personagem e buscou auxílio em uma rádio local. Ao constatar que ninguém conhecia a pessoa das imagens, percebeu que havia sido enganado. Após o ocorrido, ele foi acolhido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Belo Horizonte, que forneceu alimentação e uma passagem de ônibus para Augustinópolis (TO), sua cidade natal.