Região Clima
Serafina Corrêa decreta situação de emergência após chuvas
Decreto nº 1.804 tem validade de 180 dias; levantamento aponta 315 pessoas em vulnerabilidade e suspensão das aulas em 19 escolas
23/09/2026 15h12
Por: Redação
Foto: Reprodução

O Município de Serafina Corrêa oficializou a decretação de Situação de Emergência Nível II nesta quarta-feira (23 de setembro), por meio do Decreto Municipal nº 1.804. A medida foi adotada em resposta aos severos estragos provocados pelas chuvas intensas registradas na última segunda-feira (21 de setembro), que, de acordo com a Defesa Civil e a Prefeitura, atingiram cerca de 80% do território municipal com enxurradas e alagamentos.

O levantamento social preliminar aponta que 105 famílias (totalizando 315 pessoas) estão em situação de vulnerabilidade, necessitando de doações de cestas básicas e materiais de higiene e limpeza. Além de danos na infraestrutura viária e estradas do interior, a produção agrícola sofreu fortes impactos, com perdas registradas nas culturas de milho e soja, além da pecuária de leite. Na educação, 19 escolas precisaram suspender as atividades, afetando aproximadamente 2.710 estudantes devido a problemas de acesso e estragos nas estruturas.

Com validade de 180 dias (com possibilidade de prorrogação), o decreto autoriza a convocação de voluntários, campanhas de arrecadação de mantimentos e a realização de contratações emergenciais para obras e serviços essenciais. Acompanhe os desdobramentos dos estragos em Serafina Corrêa e as ações de emergência em Serafina Corrêa no portal.