Cultura Memória Digital
Museu do Imigrante terá ações na 20ª Primavera dos Museus
Programação entre 25 e 27 de setembro inclui intervenção expográfica e disponibilização digital de 60 entrevistas históricas
11/09/2026 10h14
Por: Redação
Foto: Reprodução

O Museu do Imigrante de Bento Gonçalves participa da 20ª Primavera dos Museus, iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com duas ações voltadas à ampliação das narrativas históricas e à democratização do acesso ao acervo municipal. A programação especial será realizada entre os dias 25 e 27 de setembro, alinhada ao tema nacional desta edição: “Museus para todas as pessoas”.

A primeira atividade será aberta em 25 de setembro com a apresentação da mostra “METAMEMÓRIA: um museu em construção”. A proposta insere novas fotografias, objetos e painéis explicativos ao percurso da exposição de longa duração. As adições abordam a imigração polonesa, migrações contemporâneas, vilas ferroviárias, a presença negra e indígena no território gaúcho e a história da própria instituição — originada em 1968 e oficialmente aberta à comunidade em 1975. A exposição contará ainda com um espaço de escuta para que os visitantes indiquem outras memórias e trajetórias locais que consideram relevantes preservar.

A segunda ação ocorre em 27 de setembro, às 13h, com a disponibilização online das transcrições de 60 entrevistas integrantes do Banco de Memória Oral do museu. Gravados originalmente no início dos anos 2000, os relatos abordam vivências sobre trabalho, religiosidade e cultura comunitária na região. A conversão e organização do acervo analógico para a plataforma digital Tainacan foi realizada pela voluntária Juliana Peixoto, facilitando o acesso de estudantes, pesquisadores e da população em geral.

Ambas as iniciativas reforçam a salvaguarda do patrimônio cultural e destacam a relevância do Museu do Imigrante de Bento Gonçalves no circuito da Primavera dos Museus no RS e na preservação da história da Serra Gaúcha.

Continua após a publicidade