Bento Gonçalves sediará, no dia 27 de setembro, a primeira edição do Festival do Artesão e da Economia Criativa. A programação inédita ocorrerá das 10h às 18h na Praça Parque das Nascentes Chico Mendes, localizada no bairro Fátima, reunindo cerca de 50 expositores e diversas atividades abertas à comunidade.
A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura por meio do programa Bento Criativa e em consonância com o Plano Municipal de Cultura. O objetivo do encontro é valorizar o trabalho manual, estimular a geração de renda local e aproximar a produção cultural do desenvolvimento econômico. O festival também dialoga com a instituição do Dia Municipal do Artesão, celebrado em 19 de março.
Resumo do 1º Festival do Artesão e da Economia Criativa:
Data e Horário: Domingo, 27 de setembro de 2026, das 10h às 18h.
Continua após a publicidadeLocal: Praça Parque das Nascentes Chico Mendes (Bairro Fátima, Bento Gonçalves/RS).
Expositores: Cerca de 50 feirantes de artesanato e economia criativa.
Serviços e Oficinas: Ônibus da Saúde (aferição de pressão), testes de visão e oficina de crochê e tricô com o Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos.
Continua após a publicidadeAtrações Culturais: Apresentações de tradição gaúcha, piano, grupos de dança e shows regionais.
Além dos estandes de artesanato, a comunidade terá acesso a serviços de saúde — como testes de visão e atendimento no Ônibus da Saúde — e oficinas práticas de crochê e tricô promovidas pelo Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos.