A Rede Municipal de Ensino de Bento Gonçalves apresentou evolução nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2025, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (5). O indicador é a principal referência de avaliação da qualidade do ensino básico no país, mensurado por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e das taxas de aprovação escolar.
Na nota geral dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o município subiu de 6,2 para 6,5. Já nos anos finais, a média avançou de 5,3 para 5,6. Em ambas as etapas do ensino, os índices alcançados pelas escolas municipais de Bento Gonçalves figuram acima das médias registradas no Estado e no país.
Para a secretária municipal de Educação, Andreza Ana Peruzzo, o avanço reflete o empenho coletivo das comunidades escolares. "Cada índice representa o trabalho realizado diariamente em nossas escolas. Parabenizamos nossos professores, equipes diretivas, servidores, estudantes e famílias pelos bons resultados. Seguiremos investindo na formação continuada dos profissionais, no fortalecimento das práticas pedagógicas e na aprendizagem de todos os nossos alunos", afirmou.
Escolas com maiores pontuações no IDEB 2025:
Continua após a publicidadeAnos Iniciais do Ensino Fundamental:
7,5: EMEF Professora Vânia Medeiros Mincarone
7,3: EMEF Aurélio Frare, EMEF Professor Agostino Brun e EMEF Doutor Tancredo de Almeida Neves
Continua após a publicidade7,2: EMEF Anselmo Luigi Piccoli
7,0: EMEF Ernesto Dorneles e EMEF Santa Helena
6,8: EMEF Ouro Verde e EMEF Lóris Antônio Pasquali Reali
6,7: EMEF Alfredo Aveline, EMEF Professor Noely Clemente de Rossi e EMEF Professora Liette Tesser Pozza
6,4: EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz
Anos Finais do Ensino Fundamental:
6,2: EMEF Professora Vânia Medeiros Mincarone
6,1: EMEF Santa Helena
6,0: EMEF Alfredo Aveline e EMEF Professor Agostino Brun