A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu um comunicado de alerta urgente à população sobre a atuação de estelionatários que estão se passando por servidores públicos. De acordo com denúncias formalizadas junto à Ouvidoria, suspeitos têm realizado visitas domiciliares falsas com o pretexto de efetuar uma suposta atualização cadastral para o sistema de saúde, utilizando a abordagem para extrair dados pessoais e informações estratégicas sobre as residências dos moradores.
A SMS esclarece que, atualmente, as únicas categorias autorizadas a realizar visitas e inspeções de rotina nas residências vinculadas à pasta são:
Agentes Comunitários de Saúde (ACSs): atuam diretamente ligados às Estratégias de Saúde da Família (ESFs), focados no acompanhamento das famílias, busca ativa de pacientes e orientações comunitárias.
Agentes de Combate às Endemias (ACEs): focados no trabalho de campo para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, inspecionando pátios e imóveis para eliminar criadouros de dengue, zika e chikungunya.
Para garantir a segurança física e patrimonial dos cidadãos, a secretaria reforça que todos os agentes legítimos trabalham devidamente uniformizados com o colete de identificação oficial da Prefeitura.
Caso o morador note qualquer atitude suspeita ou tenha dúvidas sobre a identidade de quem está batendo à sua porta, a recomendação explícita é manter o portão fechado e entrar em contato telefônico com a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do seu bairro para confirmar a escala do profissional. Denúncias ou confirmações de servidores também podem ser feitas de forma centralizada pelo telefone 162.