Segurança Mobilidade
Instalação de lombadas eletrônicas na BR-470 altera trânsito próximo a Casa Saretta
Equipamentos retornam ao km 175 da rodovia após parceria entre Prefeitura e DNIT; limite de velocidade no trecho urbano será fixado em 50 km/h.
09/07/2026 22h51
Por: Redação
Foto: Reprodução

Os motoristas que trafegam pelo principal corredor logístico da serra gaúcha devem redobrar a atenção a partir desta semana. Teve início a instalação das novas lombadas eletrônicas no km 175 da BR-470, nas proximidades da histórica Casa Saretta, ponto que marca o acesso urbano de Veranópolis para quem viaja em direção a Bento Gonçalves. A implantação dos redutores de velocidade é fruto de uma parceria técnica firmada entre a Prefeitura de Veranópolis e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A iniciativa marca o retorno do monitoramento eletrônico ao trecho, que no passado já contava com dispositivos semelhantes para conter os abusos de velocidade. O objetivo central da medida é reduzir o índice de acidentes e atropelamentos em um dos pontos de maior fluxo de veículos da zona urbana do município.

Alterações no fluxo, limite de velocidade e cronograma das obras

Para a fixação dos pórticos e calibração dos sensores magnéticos no asfalto, o tráfego na rodovia federal precisou sofrer modificações temporárias:

A expectativa das autoridades de trânsito é que a fiscalização eletrônica permanente traga maior previsibilidade e segurança para os pedestres e moradores das comunidades lindeiras à BR-470.