Segurança Trânsito
Obras de duplicação da RSC-453 começam com desvio no Trevo do Barracão
Intervenção da CSG na Rota do Sol deve causar lentidão e alterações no fluxo de veículos; condutores devem redobrar a atenção, especialmente nos horários de pico
07/07/2026 08h40 Atualizada há 12 minutos
Por: Redação
Foto: Reprodução

Quem utiliza a RSC-453, a conhecida Rota do Sol, no trecho entre Farroupilha e Garibaldi, precisará recalcular o tempo de viagem e armar-se de paciência. A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) deu início, na manhã de segunda-feira (6), às aguardadas obras de duplicação da rodovia.

O pontapé inicial dos trabalhos ocorre justamente em um dos pontos mais movimentados e complexos da região: o Trevo do Barracão, em Bento Gonçalves. Para viabilizar as escavações e a movimentação de maquinário pesado sem interromper totalmente o fluxo, começou a ser implantado um desvio provisório no local.

Embora a estrutura temporária funcione como um respiro para manter o tráfego ativo, o início dos trabalhos acende um alerta imediato para o risco de congestionamentos crônicos. O Trevo do Barracão é uma artéria vital que absorve diariamente uma carga massiva de automóveis, caminhões de carga e transporte coletivo, conectando bairros bento-gonçalvenses e ligando diferentes municípios da serra.

Transtornos previstos e orientações para os horários de pico

A recomendação da concessionária e das autoridades de trânsito é clara: os motoristas precisam antecipar seus deslocamentos. Mudanças repentinas na rotina das pistas exigirão atenção total:

Continua após a publicidade

Uma transformação necessária para a Região Uva e Vinho

Apesar dos inevitáveis gargalos no trânsito que marcarão os próximos meses, a duplicação da RSC-453 é celebrada como uma conquista histórica por moradores, transportadores e lideranças do setor produtivo regional. O investimento busca ampliar a capacidade de escoamento, eliminar pontos críticos de acidentes e modernizar o acesso.