Saúde Saúde Pública
Surto de bactéria multirresistente fecha Centro Obstétrico na capital
Instituição investiga a morte de dois bebês prematuros extremos na UTI Neonatal; restrição inicial de 72 horas busca conter a proliferação da Serratia spp
30/06/2026 10h34
Por: Redação
Foto: Reprodução

O Centro Obstétrico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) suspendeu totalmente os seus atendimentos por um período inicial de 72 horas, com previsão de reabertura para as 12h desta quinta-feira (2). A medida extrema de biossegurança foi adotada pela direção da instituição de saúde após a confirmação de um surto epidemiológico provocado pela bactéria Serratia spp, considerada multirresistente a medicamentos, no interior da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal.

O monitoramento interno aponta que, desde a última sexta-feira (26), oito pacientes testaram positivo para o micro-organismo, sendo o caso mais recente diagnosticado na manhã de segunda-feira (29). Paralelamente às ações de contenção, a comissão de controle de infecção hospitalar do Clínicas investiga se o óbito de dois bebês prematuros extremos, nascidos com 23 e 27 semanas de gestação, possui relação direta com a contaminação pela bactéria. Ambos os recém-nascidos já se encontravam em estado crítico devido à prematuridade antes da detecção do agente infeccioso.

Riscos clínicos e plano de contingência hospitalar

A direção médica e as equipes de infectologia detalharam a gravidade do patógeno e as ações imediatas em andamento:

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre informou que acompanha de perto a evolução do surto e presta suporte técnico às ações de contingência adotadas pelo HCPA.

Continua após a publicidade

A crise sanitária instalada em um dos maiores hospitais de alta complexidade do Rio Grande do Sul acende um alerta estrutural para as secretarias de saúde de todo o estado, incluindo a Serra Gaúcha, devido à constante regulação de pacientes regulados entre as regiões.