Agricultura Vitivinicultura
Pacto pelas boas práticas trabalhistas na vitivinicultura é renovado em solenidade na Serra
Com presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ato em Flores da Cunha celebra aumento de 290% na formalização do setor desde 2023 e estabelece mesa de diálogo permanente
27/06/2026 17h49
Por: Redação
Ministro prometeu que o governo está empenhado em discutir soluções para problemas apontados pelo setor. (Foto: Divulgação / CP)

Representantes de produtores, trabalhadores rurais, cooperativas e indústrias assinaram, na tarde de sexta-feira (26), em Flores da Cunha, a renovação dos compromissos do Pacto pelo Trabalho Decente na Vitivinicultura da Serra Gaúcha. O ato contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e consolidou os avanços obtidos desde a criação do acordo, em 2023. De acordo com dados oficiais do ministério, a iniciativa gerou um aumento expressivo de 290% na formalização da mão de obra no setor ao longo dos últimos três anos.

O principal objetivo da medida é assegurar a conformidade legal e proteger a reputação internacional do vinho e do suco de uva produzidos no Rio Grande do Sul. O ministro destacou que o governo federal está empenhado em modernizar as regras para desburocratizar e simplificar os trâmites de contratação de safristas no período da colheita, atendendo a uma demanda histórica do setor empresarial e agrícola da região.

Diálogo, flexibilização e os eixos centrais do acordo

A assinatura do documento representa a evolução e o amadurecimento das relações trabalhistas no campo, pautada por debates democráticos entre as entidades envolvidas:

Entre os compromissos prioritários reafirmados no documento estão o esforço conjunto para a erradicação do trabalho infantil, a contribuição coletiva para a extinção de práticas análogas à escravidão, o incentivo direto à formalização dos contratos de trabalho e a promoção de ambientes laborais seguros, salubres e respeitosos.

Continua após a publicidade

A renovação do pacto impacta diretamente a economia e a governança de Bento Gonçalves, o maior polo vitivinicultor do país. As vinícolas e cooperativas locais têm liderado a implementação dessas diretrizes de conformidade social e sustentabilidade, integrando as boas práticas trabalhistas como pilar fundamental de valorização da marca e do enoturismo no Vale dos Vinhedos.